TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio1

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Pólo de Apoio Presencial de Barretos,

Curso: Administração – Disciplina: Empreendedorismo

Ananda Lima Alves Barbosa, Ra. 2848231876.

Cinthia César Ferreira, Ra.2848201903.

Luiz Fabrício Venturo Gertrudes, Ra. 2803856199.

Renato da Silva Procópio, Ra. 1709113175.

Desafio Profissional

Professor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina: Renata Daupias

Tutor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina: Anna Carolina Santos Jode

Barretos SP, data da entrega: 01 Abril, apresentação ou publicação.

2015

        

Sumário

1. Motivos que as pequenas e médias empresas fecham suas porta

2. Sumário Executivo

3. Descrição da Empresa

4. Produtos e Serviços

5. Mercado e Competidores

6. Marketing e Vendas

7. Analise Estratégica

8. Anexos

9. Diagnostico Restaurante Smak

  1. Motivos que as pequenas e médias empresas fecham suas portas

               No Brasil existem muitas pequenas e médias empresas que encerram suas atividades por falta de solidez em seus negócios, os fatores que ocasionam essa realidade são:

  • Falta de planejamento: falta de estudo de fornecedores, público alvo, estudo de localidade adequada para o negócio, o mercado de concorrência, estudo de custos dos produtos.
  • Copiar modelos existentes: muitos empreendedores engajam no negócio copiando modelos atuantes no mercado que até um tempo, traz sucesso no negócio, mas a falta de inovação traz menos lucros e causa falência e perda de mercado para o empreendedor que não tem criatividade para inovar com um produto diferencial para sobreviver diante a concorrência.
  • Não acompanhar a rotina da empresa: o empreendedor deve estar sempre presente para acompanhar todos os setores da empresa, é muito arriscado deixar nas mãos de terceiros, pois, é fundamental ele estar por dentro de tudo o que acontece, não podendo estar totalmente presente, pode-se qualificar pessoas que supervisione conforme a sua delegação aos setores da empresa.
  • Descontrole de fluxo de caixa: administrar a entrada e saída do dinheiro no caixa é muito importante, muitos empreendedores descuidam das contas do fluxo do caixa, gerando transtornos financeiros na falta de organização das finanças, o pagamento a fornecedores, manter o controle financeiro nos períodos de sazonal idade, não checar as contas todos os dias são fatores que desequilibram o fluxo de caixa para o empreendedor.
  • Falta de divulgação da marca: empreendedores que só fazem propaganda boca a boca e não tem estratégia de plano de marketing, não conseguem alavanca o negócio sem divulgação coerente da marca no mercado competitivo.
  • Falta de adaptação as necessidades do mercado: muitos empreendedores sofrem com a falta de adaptação na divulgação de seus produtos sem o estudo da análise de mercado, sem isso é evidentemente que não conseguirá entender o que o mercado precisa referente ao marketing do seu produto.

           Esses são fatores constantes no Brasil que levam muitos empresários de pequenas e médias empresas fecharem as portas, para evitar isso se deve considerar o plano de negócio sólido que traga mais vivacidade e lucro sólido a esses empreendedores para um negócio de sucesso.

Plano de negocio

Empresa smak

Rua: Tiradentes, 161

Município: Vale da felicidade, SP.

(17)33922485        

www.restaurantesmak.com.br

[pic 2]

        

Irena Partala, proprietária.

Rua: Manuel Rodrigues, 965.

Vale da Felicidade, SP.

(17)33924550

Lorival Oliveira, auxiliar de atendimento.         

Rua: Antônio Joaquim, 616.

(17)33921516

Sergio Caetano, cozinheiro.

Rua: Paes Leme, 85.

(17)991568592

Este plano de negocio foi elaborado em 10 Março de 2015 por Cinthia César Ferreira, Ananda Lima Alves Barbosa, Viviana, Luiz Fabrício Venturo Gertrudes e Renato da Silva Procópio.

        

2.0 Sumario executivo

  • Esse plano de negócio tem como objetivo principal criar melhorias a um restaurante de comidas típicas polonesas que é fundamental para sua sobrevivência no mercado. As demandas mudam constantemente e cabe à empresária adequar-se a gestão da empreitada e seus produtos e serviços às exigências dos clientes.

3.0 Descrições da empresa

  • A empresa atua como um restaurante tipicamente polonês e tem uma excelente localização no município Vale da Felicidade que é uma região sustenta pela agricultura familiar e a atividade turística. Na cidade existem quatro restaurantes, sendo o Smak o restaurante menos frequentado por turistas e habitantes locais.

4.0 Produtos e serviços

  • O restaurante trabalha com produtos de qualidade, nosso principal fornecedor é a empresa Friboi que nos garante carne de ótima qualidade, os pratos são feitos em um ambiente higienizado. O cozinheiro Sérgio tem uma grande experiência na culinária. Também tem o garçom Lorival, um antigo amigo da família. A taxa de crescimento do mercado é considerada estrela, pois precisa de um alto investimento para financiar o seu rápido crescimento.

5.0 Mercado e competidores

  • O publico alvo do restaurante são pessoas de médio e alto poder aquisitivo, turistas que vão á cidade em busca de paisagens naturais ou que desejam curtir ao lado da família e amigos um passeio à moda antiga.
  • Os principais competidores servem comidas a quilo, churrasco e lanches.
  • O ponto positivo dos concorrentes é que eles oferecem pratos rápidos, favorecendo aos turistas que desembarcam no centro da cidade para fotografar as casas de arquitetura típica.
  • O ponto positivo dos concorrentes é que eles oferecem pratos rápidos, favorecendo aos turistas que desembarcam no centro da cidade para fotografar as casas de arquitetura típica.
  • O ponto negativo é que os três restaurantes oferecendo o mesmo tipo de comida.

6.0 Marketing e venda

  • A imagem que o restaurante deve passar é de um restaurante que serve comida típica polonesa, mas também variedades de comidas brasileiras de comidas brasileiras, para assim agradar a todo perfil de consumidores. Será necessária uma decoração moderna, mas sempre mantendo a identidade polonesa do restaurante.
  • Na decoração se inclui também modificar os cardápios colocando logomarca da empresa sendo impresso em duas línguas, um em polonês para os habitantes da cidade, já que a maioria é descendente de polonês, e outro em português, para facilitar a compreensão dos turistas.
  • As mesas de cedro podem ser renovadas e as cadeiras podem ser colocadas almofadas vermelhas para trazer conforto aos clientes.
  • Podemos também criar um cantinho das crianças, onde elas possam brincar enquanto seus pais estão no restaurante, assim podendo ficar tranquilos.
  • Após todas essas modificações é necessário fazer uma reinauguração, para isso é preciso fazer uma boa divulgação, tendo com objetivo causar curiosidade nas pessoas. Essa divulgação pode ser feita através de radio, internet, outdoor e panfletos que poderão ser espalhados em vários pontos da cidade, como embarque e desembarque de passageiro. Melhorando o design, as pessoas serão atraídas pela qualidade da apresentação, garantindo qualidade dos produtos e serviços.

7.0 Analise estratégica

  • Analise (S.W.O. T)

FORÇAS

(Ambiente Interno)

Quais os pontos fortes do restaurante?

Restaurante com boa localização para os turistas, comida de boa qualidade, espaço aconchegante.

FRAQUEZAS

(Ambiente Interno)

Quais os pontos fracos do restaurante?

Funcionário insuficiente nos dias de maior movimento, falta de organização com fornecedores e contas.

OPORTUNIDADES

(Ambiente Externo)

Quais as possibilidades observadas para o restaurante gerar receita?

Divulgação do restaurante em pontos de embarque e desembarque de visitante.

AMEAÇAS

(Ambiente Externo)

Quais as possibilidades observadas para o restaurante perder receita? Variedades de comidas nos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com