TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva um breve histórico sobre os jogos empresariais.

Por:   •  5/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

1- Descreva um breve histórico sobre os jogos empresariais.

Os jogos acompanharam os homens desde os primórdios da humanidade, com o inicio da fala surge os jogos de palavras que foi o primeiro jogo consciente do ser humano. Na era paleolítica crianças provavelmente brincavam de esconder. Os gregos e romanos jogavam o pião atual. Na idade média já se faziam simulações de combates com arco e flechas ou lanças. No século XIX os prússios jogavam xadrez. Nos estados unidos na década de 50 utilizavam os jogos simulados com intuito de treinamento dos executivos chegando esta tendência no Brasil em 1980.

2- Diferencie os jogos comportamentais dos demais jogos.

Os jogos comportamentais têm como foco trabalhar as habilidades comportamentais, as orientações partem de um individuo que é denominado de facilitador que enfatiza os aspectos que serão trabalhados que irão compor os programas de desenvolvimento pessoal. Os jogos de processos têm a ênfase nas habilidades técnicas e os jogos de mercado reproduzem situações do mercado embora tenha características dos jogos de processos.

3- Quais são os papéis e responsabilidades do facilitador?

O papel do Facilitador deve ser baseado no claro entendimento das suasresponsabilidades, que podem ser resumidas em seis:

a) Encorajar a participação integral

Uma das maiores responsabilidades de um facilitador é assegurar que todos os participantes tenham oportunidades iguais para expressar-se. Segundo Gastil, 1993, este é um componente critico no processo democrático, sendo seu uso fundamental na facilitação de grupos. A participação integral deve ser percebida como aberta e acessível para todos os participantes é responsabilidade do facilitador proteger este privilégio. Isto vem através de revezamento, do tempo de discussão e debate, da exemplificação de tarefas complexas em problemas gerenciáveis, utilizando pequenos grupos de trabalho, e outras estratégias. É importante encorajar a participação dos reticentes por intermédio da energia dos engajados.

b) Favorecer a Escuta Ativa

É trabalho do facilitador o encorajamento dos membros do grupo a se escutarem efetivamente uns aos outros. O facilitador promove uma ambiente seguro de escuta,onde as pessoas demonstram seu comprometimento em entender o outro,especialmente se há discordância. Isto pode ser conseguido através de regrasbásicas. Atenção especial deve ser dada quando há demonstração dedesentendimento e posições conflitantes. Mais importante é o modelo de escuta ativa exercida pelo facilitador, estabelecendo o tom de liderança e respeito para o grupo.

c) Clarear Objetivos e Agendas

Ajudar o grupo a ter claros seus objetivos e a agenda que deve ser seguida para que os objetivos sejam alcançados é outro desafio para o facilitador. Seja qual fora a configuração do grupo em que se encontra, é um grupo e com um trabalho em mãos. O facilitador ajuda os membros do grupo a clarear a natureza deste trabalho, ajuda-os a estabelecer objetivos realísticos e parâmetros para alcançá-los e organizar o processo que aumente as chances de sucesso na tentativa. Se for um grupo para resoluções de problemas, o facilitador ajuda a tornar claro o problema, e a analisar os passos para a resolução deste, e mantém o grupo na tarefa. O facilitador ajuda no controle do tempo, organizar recursos e outras preocupações da agenda enquanto dar suporte integral e significativo para a participação dos membros do grupo.

d) Equilibrar necessidades individuais com as tarefas do grupo

Todos os grupos encaram o desafio de equilibrar as necessidades pessoais ecoletivas dos participantes. O papel do facilitador é ajudar as pessoas a permanecer sensíveis a este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com