TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  3/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O presente trabalho da disciplina Desenvolvimento Econômico, esse trabalho constitui de uma pesquisa sobre a Rússia e seus aspectos econômicos.

Ao longo deste será discriminado dados importantes sobre política, mudanças no sistema soviético, economia,

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

Quando falamos em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), deve fazer referência à união de 15 nações, cujas principais eram Rússia, Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), Ucrânia, Moldávia, Bielo-Rússia, Cazaquistão..., remete-se ao período de revolução russa de 1917, especificamente, a criação da URSS, no ano de 19, depois de Lênin e os bolcheviques terem tomado o poder no país e instituírem a ditadura do proletariado que, segundo Marx, conduziria à sociedade comunista (igualitária), quando houve a Criação da União Soviética: 
"Encerrada a guerra civil, a Rússia estava completamente arrasada, com graves problemas para recuperar sua produção agrícola e industrial. Visando promover a reconstrução do país, Lenin criou, em fevereiro de 1921, a Comissão Estatal de Planificação Econômica ou GOSPLAN, NEP. Entre as medidas tomadas pela NEP destacam-se: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capital estrangeiro para a reconstrução do país. O Estado russo continuou, no entanto, exercendo controle sobre setores considerados vitais para a economia: o comércio exterior, o sistema bancário e as grandes indústrias de base." 
"Desde 1918, após uma tentativa de assassinato de Lenin no mês de agosto com a participação de membros do partido Socialista Revolucionário, os comunistas tinham proibido os outros partidos políticos. Em abril de 1922, Stalin foi nomeado secretário-geral do Partido, encarregando-se de combater as facções de oposição no interior do Partido e de garantir os postos importantes da administração estatal para pessoas da inteira confiança do regime o que foi por ele utilizado para impor à administração interna a hegemonia do seu grupo pessoal. 

Em dezembro de 1922, foi organizado um congresso geral de todos os sovietes, ocorrendo à fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

O governo da União, cujo órgão máximo era o Soviete Supremo (Legislativo), passou a ser integrado por representantes das diversas repúblicas." 
PONTOS POSITIVOS: fim da sociedade estagnada, feudal e agrária do regime czarista, fim, portanto, do absolutismo, adoção do modelo socialista, que, com as NEPs e os posteriores planos quinquenais (gov. de Stálin) promoveram, à priori, o desenvolvimento econômico da nação, o socialismo, que sofreria forte oposição do nazismo hitlerista durante a 2a. guerra seria decisivo para a destruição desse regime totalitário. 
PONTOS NEGATIVOS: setores como os alimentícios, de educação e saúde viram-se, em grande parte, postos em 2o. plano na URSS, o que gerou crises sociais, o socialismo real, que foi aquele socialismo autoritário, ditatorial, que se desenvolveu a partir do ambiente agrário e que gerou uma supremacia de poder ao Estado, diferente do modelo proclamado pela teoria do socialismo científico de Marx e Engels, o que seria ponto importante para a crise do regime, deflagrada pela crise no governo de Brejnev e a abertura do país feita por Gorbachev.

Definição de Perestroika

As principais características da política interna do governo de Gorbatchev estiveram relacionadas a duas palavras russas que indicavam as tentativas de mudanças no sistema soviético: perestroika e glasnost.

Perestroika tem o significado de reestruturação. A utilização da palavra tinha por objetivo indicar os caminhos a serem traçados para realizar mudanças estruturais na economia e na sociedade soviética. A economia da URSS não alcançou nas décadas de 1970 e 1980 os altos índices de crescimento econômico verificados em tempos anteriores. A situação era resultado do esgotamento das formas de organização social soviética, na qual a centralização política e econômica no Estado e no Partido Comunista impedia o desenvolvimento de mecanismos que garantissem o aumento da produtividade.

Glasnost significa transparência, e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava. Era uma tentativa de dar um pouco de transparência aos mecanismos de decisão política da URSS, rigidamente controlada pela nomenklatura, a classe de burocratas que controlava a sociedade soviética.

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

 Em junho de 1991, Boris Iéltsin é eleito o primeiro presidente da Rússia após o fim da União Soviética, e o primeiro eleito diretamente pelo voto popular na história do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com