TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Local

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

curso DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

[pic 5][pic 6]

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o 1º semestre / Individual.

Professores:

Samara Headley

Wilson Sanches

Marcelo Silveira

Márcia Bastos

Guaíba

     2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

3 CONCLUSÃO............................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo do trabalho de desenvolvimento local é sobre a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, visando os processos de desenvolvimento nos municípios, cidades e regiões. Com essa nova reestruturação houve a descentralização, onde os mesmos podem investir no conjunto de estratégia e ações, facilitando a distribuição de renda.


  1. DESENVOLVIMENTO

        A reestruturação e a crise nos estados nacionais da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre o processo de desenvolvimento que poderia acontecer no Brasil e no mundo,        muitos conhecedores de temática do desenvolvimento começaram a avaliar nos países capitalistas pós-guerra, se os mesmos obtiveram resultados, pois precisavam saber já que os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento de vida econômica eram conduzidos pelos estados nacionais.

        Fortes transformações estão acontecendo no mundo atual, pois já se pode ver o poder de decisão por parte dos gestores públicos nos municípios, hoje assumindo funções onde antes eram de instâncias superiores, contribuindo para o desenvolvimento com fortes consequências econômicas sociais e espaciais.

        O desenvolvimento econômico local, não é simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional a uma dada localidade, ele está na formulação de estratégias e na tomada de decisões econômicas e na sua implementação. Como exemplo, podemos pegar a cidade de Guaíba, o desenvolvimento local dá-se nos projetos de implantação do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) visando às ações de segurança com ações sociais, e prevenção à violência, juntamente com a “Bolsa Formação” que é destinada a qualificação profissional na área de segurança pública com a formação policial. Outro importante projeto é o “Mulheres da Paz e Protejo”, que tem como objetivo a capacitação de mulheres para serem mediadoras da luta contra a violência doméstica bem como a prevenção do uso de drogas e a prática política e socioculturais.
        Na cidade de Guaíba existe a facilidade nos meios de transportes, devido à implantação do Catamarã que é um transporte intermunicipal hidroviário alternativo, tornando o acesso a capital mais eficiente e rápido. Também em nossa cidade, está havendo a construção de uma rede de gás natural – “Sulgás”, juntamente com a CORSAN, que estão contribuindo para a finalização de alguns projetos já em processo e a inicialização de novos projetos, sendo as pessoas envolvidas, todas com nível superior, como: administradores, advogados, engenheiros, projetistas e arquitetos, que realizam os projetos com cuidado, pois são profissionais capacitados, com planejamento e estratégias, pois podem surgir as barreiras da implementação do plano de desenvolvimento como fatores econômicos e burocracias.

        A vocação econômica do nosso município é a industrial e turística, isso foi relatado na apresentação de um plano de infraestrutura estratégica, onde traça um plano de ações futuras para o desenvolvimento e sustentabilidade da cidade, visando estabelecer diretrizes para o investimento e infraestruturas e apoio aos desenvolvimento econômico e socioambiental, através de planos e projetos.         A localização estratégica da cidade, com ligação as BR-116 e BR-290 e inserida a região metropolitana torna o município forte e com amplo potencial para o desenvolvimento turístico tecnológico e industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com