TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Organizacional das Empresas

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO[pic 16]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        5

2.2 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        7

2.3 GERÊNCIA, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA        10

2.4 AÇÕES E PRÁTICAS NA ORGANIZAÇÃO        11

4 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

No contexto que se encontra as organizações, sabemos que estas precisam das pessoas e as pessoas das organizações, nisso, faz-se necessário manter o foco apenas no que é de direito e dever de cada qual. Portanto, no desenvolvimento estratégico que consta na maioria das empresas, há também programas que evidenciam possíveis melhorias e ampliam ainda o planejamento que se pede de acordo com sua estrutura.

Em concordância disso, muitas vantagens são aplicadas para o bom aprimoramento de novos programas, sendo esses, de total importância numa gestão, pois formalizam todos os aspectos empresariais que visam interagir no modo de treinamentos específicos e agregadores, formando uma hierarquia capaz de suprir todas as demandas e responsabilidades a ela atribuídas, em favor de um potencial mais relevante e instrutivo.

Desta forma, as responsabilidades da empresa aplicadas na gestão de pessoas, garante uma total satisfação para com todos, em questão saber diferenciar subordinados de chefias, que de certa forma, ambos só mudam seus postos mais de uma visão geral, buscam os mesmos resultados, e devido a isso, é que se é importante ressaltar as boas práticas de aperfeiçoamento na liderança e seus derivados fatores de aplicação.

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS
  1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - DEFINIÇÃO

O treinamento é um processo educacional de certo prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006). É utilizada para referenciar o esforço das organizações no estímulo de seus funcionários.

Sendo assim, a palavra treinamento é utilizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003).

Segundo Nadler (1984 apud VARGAS; ABBAD, 2006), o Desenvolvimento está relacionado com o crescimento individual, sem uma relação específica com o trabalho realizado. O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito global, que envolve outras funções da administração de pessoal. Além do treinamento, ele serve como uma complementação do treinamento e não como uma substituição (BASTOS, 1991).

O desenvolvimento deve ter o principal objetivo de promover as pessoas naquilo que se sentem mais propensas a fazer, crescendo e tornando-se mais fortes individualmente. Sendo assim, os programas de desenvolvimento de pessoal devem permitir a atualização do potencial intrínseco de cada participante, mudando a intenção de ação para ações efetivas e comportamentos objetivos (BERGAMINI, 1990).

Desta forma, na visão de Borges-Andrade et al. (2006) o termo Treinamento e Desenvolvimento – T&D deve ser alterado para Treinamento, Desenvolvimento e Educação – TD&E, como ações que auxiliam a empresa a ocupar uma posição estratégica no mercado.

  1. PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

O planejamento de T e D consiste em quantificar, escolher quando e como suprir a necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar. Desta forma, qualquer treinamento depende, em sua maioria, das habilidades da pessoa que o conduz. Assim, para isso se obtém o seguinte roteiro:

  1. Quantificar o treinamento necessário;
  2. Definir a época ideal para o treinamento;
  3. Classificar as necessidades quanto ao conteúdo;
  4. Documentar os eventos de treinamento;
  5. Identificar or recursos internos e externos a serem mobilizados.
  1. TIPOS DE TREINAMENTO

Os autores Sampaio e Tavares (2001), dividem os programas em: treinamento on the job e treinamentos out the job. Os treinamentos on the job, ou dentro do ambiente de trabalho, são os treinamentos realizados no próprio trabalho. Já o out the job, ou fora do ambiente de trabalho, são mais formais e realizados em sala de aula ou locais próprios para sua realização.

  1. DINÂMICAS DE GRUPOS E JOGOS APLICADOS

Dinâmica de grupo é “toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetiva integrar, desinibir, ‘quebrar o gelo’, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento e incitar à aprendizagem, competir, e aquecer”. (MILITÃO; MILITÃO, 2000, p. 22).

SEGUNDO Militão e Militão (2000, p. 29) “jogo é um processo vivencial. É uma técnica que exige relação entre as pessoas, que visa desde a simples recreação à viabilização de alguma aprendizagem, reflexão ou correlação com a prática do dia a dia”.

  1. VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E JOGOS

Jogos e dinâmicas são as técnicas mais utilizadas no processo seletivo, obtém vantagem por fazerem parte de um conjunto de instrumentos para avaliar o candidato, identificando aspectos comportamentais e proporcionando um ambiente mais descontraído e informal, favorecendo assim, as características mais autênticas dos candidatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com