TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento pessoal

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Iniciado em

terça, 22 abril 2014, 11:33

Completado em

terça, 22 abril 2014, 11:42

Tempo empregado

8 minutos 50 segundos

Question1

Antes de responder a questão, leia o texto abaixo:

Pedro (nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Procon-São Paulo.

Pedro é um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos para cobrir os empréstimos anteriores.

Fonte: Adaptado de http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-19/superendividado-deve-ate-r-300-mil-e-tem-22-cartoes-de-credito.html. Acesso em: 09 jan. 2014.

A partir do texto e das recomendações feitas para conquistar a independência financeira, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo:

( ) No momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento.

( ) A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit.

( ) A situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu o controle de seus gastos ao contrair dívidas.

( ) Pedro obteve superávit em suas contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais.

( ) Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, respectivamente:

Escolher uma resposta.

[pic 2]

a. F, V, F, F, F.

[pic 3]

b. F, V, V, F, F. [pic 4]

[pic 5]

c. V, V, F, V, F.

[pic 6]

d. F, F, V., F, V.

[pic 7]

e. V, F, V, F, F.

Resposta correta: F, V, V, F, F.

Comentário da resposta correta: Compreender os mecanismos que levam ao endividamento pessoal e a terminologia correta utilizada para assuntos financeiros é uma das formas de aprender a construir sua independência financeira.

Question2

Para responder a questão, considere os textos a seguir:

Texto 1

“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do dinheiro.

Texto 2

Como mudar a situação? Informação parece ser o melhor caminho. Assim como no combate a disseminação de doenças como a AIDS, parece que educar as pessoas sobre finanças pessoais é o caminho para evitar que os brasileiros endividem-se mais ainda. No ano passado, um projeto piloto do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em parceria com o Bird, o Ministério da Educação e o Unibanco está levando aulas de finanças pessoais para alunos do Ensino Médio em 450 escolas estaduais do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o Bird, considerando 5 meses primeiros meses do programa, o percentual dos estudantes que faziam poupança antes do programa passou de 44% para 49%. Já os que faziam lista de compras passou de 13% para 16%.

Fonte: http://fiquericodiariamente.com.br/tag/financas-pessoais/page/2/. Acesso em: 09 jan. 2014.

Com base nas discussões propostas sobre, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

[pic 8]

a. Ambos os textos são falsos e se contrariam.

[pic 9]

b. O texto 2 é falso e contraria o texto 1.

[pic 10]

c. Os textos tratam de aspectos diferentes e não possuem relação direta entre si.

[pic 11]

d. Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam. [pic 12]

[pic 13]

e. O texto 1 é falso e reforça o texto 2.

Resposta correta: Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam.

Comentário da resposta correta: Conhecer os mecanismos que nos levam a definir nossos padrões de consumo e o tipo de relação que estabelecemos com o dinheiro pode ser o início de uma mudança comportamental importante.

Question3

Para responder a essa questão, observe a tirinha abaixo:

[pic 14]

Considerando as recomendações feitas durante a aula, leia as afirmativas abaixo:

I) A independência financeira é um objetivo que pode ser alcançado por poucas pessoas, pois depende de uma boa dose de sorte.

II) A administração financeira pessoal depende de uma atitude que, quanto mais cedo for tomada, melhor resultados pode trazer.

III) A decisão por preservar a saúde financeira, precisa ser mantida no dia-a-dia, a partir da mudança de hábitos de consumo.

IV) Para ter uma vida tranquila é importante não preocupar-se em administrar o seu dinheiro, pois o estresse prejudica a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (269 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com