TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento pessoal

Por:   •  27/8/2015  •  Artigo  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A logística é um planejamento, implantação e controle do fluxo de informações eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes. (BALLOU. 2006).

A logística tem como propósito diminuir a distância existente entre produto e consumidor, deforma que o produto possa satisfazer o consumidor quanto as suas expectativas refere-se à qualidade do mesmo (que conta com a forma com a qual o produto esteve armazenado), bem como a distribuição (menor e melhor prazo de entrega), além de proporcionar um menor custo tanto para a empresa como para o consumidor. (FERNANDES e CORREIA, 2012).

Segundo Alvarenga e Novaes (2000), para uma transportadora oferecer um bom serviço ela precisa adquirir uma boa administração e um ótimo planejamento, ou seja, a empresa precisa conhecer o tipo de serviço que ela esta oferecendo aos seus clientes, seus equipamentos, tipo de carga que ela vai transportar os clientes que ela vai atender entre outros fatores.

Conforme Rebouças (2008) O transporte pode ser dividido em modais: ferroviário, rodoviário, aeroviário e o hidroviário.

O modal de ferrovia e fundamental para empresas que precisam transportar mercadoria pesadas, e que precisam se entregues em longas distâncias. Ele possui um valor de frete baixo, as empresas não procuram utilizá-lo muito, mais o mesmo poderia ser mais investido por conta de seu frente não ser tão caro.

Umas das vantagens são os custos com meio ambiente que são baixíssimos devido a menor emissão de poluentes das locomotivas e do menor impacto ambiental. Sua segurança também é destaque já que é superior em comparação ao rodoviário.

Diante as seguintes informações, buscamos identificar quais são as vantagens das empresas utilizarem mais o modal ferroviário, pois, ás mudanças no país acaba causando transtorno para alguns modais, principalmente quando falamos do ferroviário.

Este trabalho tem por objetivo geral apresentar o modal ferroviário como uma das formas de alavancar a economia e escoamento da produção no país. Assim, atendendo o objetivo geral ao qual o trabalho se propõe, forma definidos os seguintes objetivos específicos: identificar as características; apontar as vantagens e desvantagens e apontar os commodities do modal ferroviário.

2. METODOLOGIA

Quanto aos meios de investigação, a pesquisa teve caráter de pesquisa bibliográfica (referências teóricas publicadas em livros e artigos que pudessem subsidiar os conceitos pré-existente referente ao Transporte Ferroviário) e de pesquisa explicativa (tipo de pesquisa mais complexo que busca aprofundar o conhecimento da realidade).

A finalidade do presente artigo é apresentar os benefícios que as empresas tem ao investir no modal ferroviário. Umas das principais vantagens do modal ferroviário é a movimentação mercadorias em grandes quantidades, como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, de estado à estado.

São vários fatores que englobam no serviço de transporte, principalmente o planejamento, que ajuda a empresa a controlar seu tipo de serviço atual e esperado. Diante essas informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com