TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Empresarial Com Foco na Área de Marketing

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - 3º SEMESTRE

ANA KELEN DA COSTA DO AMARAL

BRUNA ALMEIDA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO:

Diagnóstico empresarial com foco na área de marketing

[pic 4]

Santiago

2014

[pic 5]

ANA KELEN DA COSTA DO AMARAL

BRUNA ALMEIDA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO:

Diagnóstico empresarial com foco na área de marketing

Produção Textual Grupo das disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica do 3º Semestre do Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,

Professores: Gisleine Fregoneze; Henry Nonaka; Marcos Marques; Elisete Zampronio; Rodrigo Trigueiro

Santiago

2014

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 EMPRESA 1:        

2.2 EMPRESA 2:        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

A globalização e a abertura da economia, o comércio mundial de um modo geral tornou-se um grande mercado livre e altamente competitivo, sendo de primordial importância oferecer produtos e serviços diferenciados e com alto valor agregado. Assim, verifica-se a necessidade de entender minuciosamente o setor em que se trabalha ou pretende fazer investimentos, oferecendo produtos que satisfaçam os desejos e necessidades dos consumidores.

Dentro desse contexto, o planejamento se apresenta uma ferramenta essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa.

Também planejar o marketing é muito importante para que a empresa estruture suas estratégias para fidelizar o seu cliente e atuar de uma maneira mais eficiente no mercado que está inserida.

O objetivo dessa produção textual foi de desenvolver a habilidade de realizar um diagnóstico empresarial com foco na área de marketing para o conhecimento da realidade organizacional na prática possibilitando a relação com a teoria.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 EMPRESA 1:

Empresa: Éderson Paulo Hirsch Me

Nome Fantasia: Chiquete Pet

CNPJ: 15.041.313/0001-65

Endereço: Bento Gonçalves, 1463 Sala 01

Entrevista com Rúbia Turra, Gerente Geral

Porte da Empresa: A empresa se caracteriza como uma microempresa possuindo 3 (três) funcionários que fixos e 6 (seis) terceirizados.

a) Análise das informações coletadas

As informações apresentadas são resultantes da pesquisa realizada na Empresa Chiquet Pet, que atua no ramo do comércio varejista de produtos para animais domésticos (rações, vestuário, acessórios, casas, etc.), assim como a prestação de serviços para animais de estimação como banho, tosa, vacinação, desvermifugação (atendimento terceirizado de Médico Veterinário), e comercio de animais doméstico com pássaros, cães e gatos.

As respostas aos questionamentos feitos foram respondidas pela Gerente Geral da Empresa e a partir dessas respostas se estruturou a análise das informações coletadas.

A Empresa Chiquet Pet possui banco de dados de clientes, em cadastro organizado em fichas para controle de atendimentos e procedimentos, bem como cadastro em banco de dados no computador.

A empresa determina os preços dos produtos a partir do cálculo dos custos somados à margem de lucro, bem como acompanhando os preços do mercado e da concorrência.

A empresa investe em marketing de comunicação, o que faz através de veículos de mídia local como as rádios e os jornais, bem como anúncio em blogs, panfletos, cartões e mantendo página nas redes sociais.

A empresa monitora seus concorrentes a partir de pesquisa de mercado, buscando se informar nas propagandas e nas redes sócias dessas empresas como essas vem atuando para incrementar o seu marketing e planejar suas ações.

Quanto à realização de pesquisa de satisfação da clientela a empresa não realiza nenhum tipo de pesquisa formal, o que se tem são os elogios da clientela e a satisfação dos mesmos com o atendimento aos animais de estimação e a qualidade dos produtos e serviços prestados.

A empresa realiza pesquisa de mercado, estando sempre ligada nas tendências do mercado de produtos e serviços para Pets, acompanhando as tendências, busca preços, fornecedores, procurando por qualidade e preço bom. Os benefícios da pesquisa de mercado é poder oferecer produtos e serviços de boa qualidade por um preço competitivo.

Conforme Cobra (2003) o potencial de mercado é um elemento fundamental na análise de mercado. A quantificação da capacidade de consumo, ou seja, da análise das possibilidades de vendas de uma determinada mercadoria, num certo mercado, servirá de orientação no dimensionamento do investimento e na avaliação da viabilidade de negócio.

Neste aspecto, é importante considerar a demanda para os produtos da empresa em função do potencial dos mercados que ela atua. Para cada mercado geográfico é possível definir um plano de atuação (COBRA, 2003).

Após o levantamento das questões aponta-se como uma situação problema a empresa não realizar nenhuma pesquisa de satisfação da clientela tão importante para o tipo de mercado que a empresa atua, onde não apenas é importante fidelizar o cliente humano, como também o cliente pet.

Dentro dessa realidade, aponta-se para a estruturação de um planejamento onde se delineie a missão, visão, valores e as estratégias da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com