TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial Planejamento de Marketing

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2][pic 1]

plano de marketing                                                                                natura cosméticos s/a

Faculdade de Tecnologia Cotia

Gestão Empresarial

Planejamento de Marketing

PROFESSORA TANIA LETICIA DOS SANTOS 

[pic 3]

[pic 4]

Dani

  Fernando

Karine França

Luana

Luiz Fernando Vieira Alexandre

Vitória Aparecida Rodrigues da Silva

Cotia

2022

Sumário

1 - DIAGNÓSTICO DA EMPRESA        1

1.1- Missão        1

1.2 - Visão        1

1.3 - História        1

1.4 - Situação atual        3

        5

1.5 - Matriz SWOT        6

2 - ANÁLISE DO AMBIENTE DE NEGÓCIO        7

2.1 - Macro ambiente        7

2.1.1 – Tecnológico        7

2.1.2 - Cultural        7

2.1.3 - Ambiental        8

2.1.4 - Demográfico        8

2.1.5 - Econômico        8

2.1.6 – Político        9

2.1.7 - Legal        9

1 - DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

1.1- Missão

De acordo com o site da Natura, a missão da empresa é “promover o bem-estar-bem – relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza”.

O bem-estar é a relação harmônica e agradável, do indivíduo consigo mesmo e com o próprio corpo. E estar bem, é a relação empática, bem-sucedida e prazerosa, do indivíduo com o todo (outro e a natureza).

1.2 - Visão

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

1.3 - História

Natura é uma empresa pública de cosmética, de origem Brasileira, com sede em São Paulo – SP. Nascida da Paixão pela cosmética e relações.

Em 1969 é funda a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, por Luiz Seabra. Meses depois, a empresa passou a se chamar Natura. No ano seguinte, a empresa abril sua primeira loja, localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nessa, o próprio Luiz Seabra atendia os clientes.

Em 1974, a empresa adota o esquema de venda direta, apostando na força das relações, e acaba fechando a loja da Oscar Freire.

No ano de 1979 é lançada a linha Sr. N, inaugurando o segmento de produtos masculinos, o que era uma novidade na época. No ano seguinte, com a expansão da empresa para diferentes regiões do Brasil, foi alcançada a marca de 200 colaboradores e 2.000 consultoras.

Em 1982 a Natura faz sua primeira incursão no mercado internacional, através de um distribuidor local no Chile. E no ano seguinte, torna-se a primeira marca de cosméticos Brasileira a oferecer refil dos produtos. Lançaram também Sève, um óleo de banho inédito no mercado, até o momento. E surge o sabonete Erva Doce em 1984, um clássico do nosso portfólio da marca.

É criado o Chronos em 1986, cosmético antissinais, com a ideia de valorizar a beleza feminina em cada fase da vida.

A empresa atinge em 1989 a marca de 50 mil Consultoras de Beleza. E adotamos no ano seguinte como símbolo a rosácea.

Com o intuito de fortalecer a ligação entre mães e filhos, e 1993 é 1993 lançada a linha de produtos Mamãe e Bebê. E no ano seguinte iniciamos as operações na Argentina e no Peru.

No ano de 1995, criam a única linha de produtos não cosméticos da marca, a Crer Para Ver, com o lucro revertido para ações que promovam melhoras na educação. Para o qual, foi criada em 2010 o Instituto Natura, para gerir os recursos de Crer Para Ver.

Kaiak, uma das fragrâncias mais vendidas e conhecidas da perfumaria brasileira, chega ao mercado em 1996. E com um olhar mais sustentável, lançam a linha Ekos, em 2000, incorporando ativos da biodiversidade brasileira na fórmula de seus produtos. E alguns anos depois, em 2006, a empresa também bane o teste produtos e ingredientes em animais.

É inaugurado pela empresa, em 2001, o mais avançado centro integrado de pesquisa e produção de cosméticos da América do Sul, na cidade de Cajamar – SP.

Em 2004 a empresa abre o capital na Bolsa de Valores de São Paulo.

Em 2005 é inaugurada a primeira loja da marca em Paris. Onde é lançado o Natura Musical, que é um programa de divulgação da música brasileira.

É criado o Programa Carbono Neutro em 2007, visando reduzir as emissões de gases do efeito estufa em toda a sua cadeia produtiva. Já obtendo resultados em 2013, quando a empresa reduz em um terço as emissões de gases do efeito estufa, e lança a linha Sou, com 70% menos plástico.

Cria-se também, em 2011, o Programa Amazônia, com o intuito de direcionar investimentos para a região. E em 2014, é inaugurado o Eco parque, centro industrial em Benevides – PA, tornando-se a primeira companhia de capital aberto a virar uma Empresa B (que preza pelo desenvolvimento social e ambiental).

No ano de 2015 a Rede Natura, a primeira plataforma de vendas on-line da empresa, alcança todo o território brasileiro e chegando ao Chile. E o progresso continua no ano seguinte, quando são inauguradas lojas em diversas regiões do Brasil e a primeira loja em Nova York.

É iniciado o processo de aquisição da marca australiana de cosméticos Aesop em 2011. No entanto, só é concluído em 2016.

Em 2019 adquiriu a Avon Products através de troca de ações (all-share merger), tornando-se o quarto maior grupo do mundo dedicado exclusivamente ao setor de beleza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (536.5 Kb)   docx (932.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com