TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicotomia Entre a gestão pública e privada

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Online – AO 01

Curso:

Pós-Graduação em Gestão Pública

Professor:

Emerson Adriano Sill

Nome da Disciplina:

O Público e o Privado na Gestão Pública

Nome do Aluno:

Fabiana Silva de Carvalho

Produção de texto

Valor:

2,5 pontos

Nesta atividade será produzido um texto sobre “Dicotomia entre a Gestão Pública e Privada” utilizando como base o texto indicado e o vídeo apresentado. Para esse texto o critério é que tenha no máximo 3 laudas e no mínimo 2, dentre as quais devem ser discutidos e apresentados as características da gestão pública e privada quais as diferenças e semelhanças apresentadas, assim ao final deste texto apresentar suas considerações finais em um parágrafo. Bom estudo.

Texto

Na Administração Pública no modelo patrimonialismo é caracterizado pela não distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado. Segundo alguns autores a dicotomia entre o público e o privado se inicia na antiguidade, já outros defendem que surgiu inicialmente no capitalismo, porém o importante no presente trabalho é entender as principais diferenças e semelhanças entre o público e o privado. Uma das principais diferenças entre as duas está na sua finalidade, enquanto na gestão pública busca atender os interesses da coletividade, na iniciativa privada visa a geração de lucros e conquista de mercado. Outra diferença marcante está na arrecadação de recursos, enquanto na Administração Pública a arrecadação é feita por impostos, taxas e contribuições, na administração privada ocorre através de pagamentos efetuados pelos clientes na compra de produtos ou serviços. O controle do desempenho da Administração Pública é feito por um controle político, feito pelo Estado por meio das eleições. Já o controle da privada é feito pela concorrência das companhias. O planejamento da Administração Pública é realizado através do plano plurianual, onde são especificadas as políticas públicas e as metas em um período de quatro anos. Na gestão privada o planejamento pode ocorrer de curto, médio e longo prazo, sendo desenvolvido por um plano de negócios ou planejamento estratégico.

Na Administração Pública, a gestão deve obrigatoriamente observar os princípios elencados no artigo 37 da constituição federal, que são eles a legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, princípios esses que devem zelar pelo bom funcionamento da máquina pública, proporcionando qualidade e atendimento às necessidades dos usuários dos serviços públicos. Conforme o princípio da legalidade os agentes públicos devem agir de acordo com a lei, obedecendo os limites impostos pela mesma. A impessoalidade infere que o agente público deve agir em consonância com a vontade do Estado. A moralidade exige que o agente público tenha uma conduta ética e honesta. O princípio da publicidade prevê que os atos da Administração Pública sejam divulgados, ressalvados aqueles casos previstos em lei. O mais novo princípio é o da eficiência que foi inserido pela emenda constitucional de nº 19/98, que exige a prestação de serviços públicos com perfeição e rendimento profissional, exigindo resultados positivos e satisfatórios ao atendimento das necessidades da comunidade.

A semelhança entre a gestão pública e a privada é a busca contínua da melhor forma de desempenhar suas funções dentro da sociedade, necessitando de planejamento, organização e controle. Um exemplo disso podemos citar a Géspública, que é um programa federal que visa a melhoria dos serviços públicos oferecidos para o cidadão. Já no setor privado está em constantes mudanças para acompanhar as tendências do mercado, tentando suprir as necessidades dos seus consumidores de forma eficiente. Assim, entender a dicotomia entre os dois setores possibilita ao gestor público tomar decisões de acordo com as possibilidades permitidas, para o alcance do resultado almejado.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (108.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com