TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciação de Departamento Pessoal para RH

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

Caracterização do setor de Departamento Pessoal frente ao setor dos recursos humanos.

RESUMO

O artigo que segue caracteriza o setor de Departamento pessoal como um órgão divergente do setor de Recursos Humanos, mostrando do ponto de vista de diferentes títulos as funções, obrigações, importância, peculiaridades, de forma que ficará claro que as rotinas divergem. Tratando com muita relevância as funções de cada um, será possível observar a importância de cada órgão para a organização, dentre estes: recrutamento, seleção e treinamento de funcionários, enquanto no outro destacar-se-á deveres da firma junto às agências públicas de prestar informações e contas, facilitando então a fiscalização empresarial dentro da República Federativa do Brasil, em se tratando do setor empresarial, sendo um dos principais o FGTS. Assim será possível notar que se tratam de órgão distintos em segmentos distintos dentro de uma mesma companhia. As descrições de função ajudarão a perceber as relações documentais, burocráticas, para fins de registro e questões operacionais de execução de algumas estratégias estabelecidas pelo órgão de Recursos humanos propriamente ditos, deixando claro que cada um está um nível da gestão organizacional mais voltado para o operacional, com relações de rotina com os funcionários em geral, enquanto o outro estará mais ligado, geralmente, ao planejamento estratégico ligado ao pessoal.

Palavras-Chave: Caracterização, Departamento pessoal, Operacional

INTRODUÇÃO

 No cenário empresarial atual, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, verifica-se um grande crescimento e valorização do capital humano de uma empresa. Isto tem ocorrido e tem sido desenvolvido por haver uma grande percepção da importância e da peculiaridade de cada pessoa envolvida em um processo organizacional. Esta grande revolução no modelo estratégico das organizações é também a modernização de um modelo antigo, que vem sofrendo alterações inclusive na nomenclatura, por se adequar às ideias de uma maior participação dos recursos humanos nas estratégias organizacionais. Esta mudança vem segmentando cada vez mais as funções executadas anteriormente por um órgão único e cada vez mais estão adotando uma descentralização nas funções, tornando então os Recursos Humanos um órgão pensante e somente consultivo, responsável e participativo nas estratégias de uma entidade organizacional. Modelos com de responsabilidade de linha, adoções de RH setorial ou regional, com a presença de um setor matriz; Sistema de responsabilidade de linha ao invés de exercer função de Staff vem auxiliando na mudança dos nomes e na separação do órgão único.

Estudos demonstram a evolução até mesmo do tratamento exercido, as questões que os recursos humanos abordavam e a forma que isto era realizado, as questões trabalhistas, os direitos conquistados pelos trabalhadores e as adequações às leis trabalhistas. Ainda havendo uma grande falta de informação as pessoas enxergam setores distintos como sendo o mesmo, até mesmo porque ainda existem empresas que mantém os setores responsáveis pelo capital humano em um só, principalmente em se tratando de empresas pequenas, Micro empresas, empresas familiares e aquelas com uma quantidade de colaboradores ou corpo de funcionários menores, bem como empreendedores novos no mercado.

É possível notar que não somente a nomenclatura é distinta, como tudo com que se preocupam, funções e responsabilidades de um para o outro é divergente.

Com estudos historicamente adotados no estudo da administração, com alguns dos maiores autores e idealizadores da administração, será apresentada uma síntese esclarecendo as ideias principais dos segmentos humanos numa instituição de negócios.

Este artigo tem como objetivo suprir a necessidade de diferenciação dos setores em questão, mais especificamente, caracterizando o Departamento Pessoal e dando funções de cada um deles, bem como a história do surgimento e o desenvolvimento de cada um até se tornar o que é hoje, tomando como base estudos científicos ícones da administração.

DESENVOLVIMENTO

A mudança e desenvolvimento dos departamentos de capital humanos de uma organização conforme o período histórico.

A base dos estudos e visão da Administração de empresas em geral surgiu através de estudos realizados no pico da revolução industrial e teve grande influência do desenvolvimento das organizações de todos os seguimentos, consequentemente em todos os órgãos internos das mesmas. Estes estudos foram realizados nos Estado Unidos da America por Frederick  W. Taylor, utilizando métodos de testes e observações em sua própria organização, inicialmente em oficinas. Com a famosa expressão “Time is Money”, símbolo do capitalismo, presente principalmente na revolução industrial, queria dizer ‘Tempo é dinheiro’, o que gerou então a necessidade para o surgimento da ideia de que os operários poderiam produzir muito mais em muito menos tempo, desde que certas medidas fossem aplicadas, dentre elas a organização, um dos princípios fundamentais da administração, onde as tarefas seriam simplificadas e consequentemente se gastaria menos tempo na execução das mesmas. A fundamentação cientifica foi chamada então de Administração científica em seu início. Estas observações e informações transmitida por Taylor foram tão importantes e impactantes, historicamente, que este período ficou conhecido como Taylorismo.

Num outro período, conhecido como Fayolismo, ocorrido na França, deu-se uma contribuição à Administração cientifica, com a formulação da doutrina administrativa, esta atribuía capacidade técnica aos operários baseando em princípios desenvolvidos e observados pelo autor, que eram: prever, conhecer, organizar, comandar e controlar.

Ainda nos Estados Unidos da América, o pioneirismo no setor automobilístico da indústria se de por Henry Ford. Com grande destaque e importância, contribuiu para a construção da Administração científica com a ideia de que os custos de produção são diminuídos uma vez que a produção é em grande quantidade e contando com tecnologia capaz de reduzir o corpo de funcionário, uma vez que os equipamentos exigissem menos pessoal, sequenciando na maior produtividade de sua equipe subordinada. A especialização nas tarefas de baixa complexidade também foi um ponto importante observado pelo autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (281.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com