TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre Gerente e Líder

Por:   •  23/6/2017  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

As palavras, Gerente e Líder, estão intimamente ligadas ao ambiente corporativo e, portanto, cada vez mais manipuladas por pessoas dentro de empresas e organizações. No entanto, será que todas essas pessoas entendem a real diferença entre essas palavras? E além disso, será que todos os gerentes compreendem a importância de também serem considerados líderes? De forma geral, um significado universal dessas palavras consiste na ideia de que, o gerente é um cargo no qual a pessoa que atua tem por obrigação ser alguém enérgico, autoritário, defensor e que faz cumprir as regras, normas, princípios e deveres que a organização impõe. Por outro lado, o líder é aquele, que apesar de muitas vezes, ter as mesmas obrigações no que tange a cumprir regras, passa uma imagem completamente diferente para os seus subordinados. Imagem essa, de uma pessoa que motiva seus funcionários a seguirem as normas e princípios de forma suave e instigante. Um líder geralmente é alguém que constantemente quer ser “copiado”, que cativa e contempla seus subordinados, e portando, os incentiva de forma mais leve e agradável a cumprir com suas obrigações perante a empresa ou a organização.

Com o estudo de Wanessa Souza Muller, “Diferenças entre Gerentes e Líderes” é possível uma maior compreensão sobre o assunto. Neste texto, a autora busca compreender quais as consequências que uma empresa pode sofrer caso não possua líderes em funções gerenciais, mais especificamente no caso de agências bancárias. Algo que se faz relevante aqui, é o fato de que ter como objeto de estudo agências bancárias já simbolizam mais, que a própria importância, e sim a necessidade de os gestores serem líderes. Pois, em um ambiente de trabalho como esse, onde a interação com o público é um fator significativo, uma vez que estão expostos a diversas situações e cenários, como diferentes tipos de humor, classe social, níveis de cultura e conhecimento, além de estágios de vida e necessidades atuais, a posição de líder é praticamente necessária para quem atua nesse ramo. No entanto, o estudo busca alertar sobre as consequências que essa falta de liderança causa nesse tipo de instituição. Para isso, o artigo aborda conceitos de liderança, bem como seus reflexos no contexto organizacional e no mundo empresarial. O estudo ainda busca decifrar os principais atributos de líderes, seus estilos e características, para assim consolidar suas ideias no que tange a gestão, e ao que seria o papel de um líder gestor, especificamente, nas agências bancárias.

Para alguns autores, o líder já nasce possuindo uma certa capacidade de convencimento perante as pessoas, é o que trata a abordagem que levou à teoria dos traços.  Assim como, o fato do empreendedor já nascer com espírito de buscar inovações. No entanto, não devemos julgar 100% dos casos assim. Diversos autores e especialistas no assunto, acreditam que a liderança é algo que possa ser desenvolvida. Como exemplo disso, temos a liderança elaborada a partir de programas de treinamento e preparação de coaching, o qual possui técnicas e ferramentas especializadas para o desenvolvimento de novos líderes.

 No entanto, também não podemos generalizar que toda liderança é desenvolvida. É fato, de que a personalidade das pessoas interfere muito nesse aspecto, a partir da conclusão de que líderes eficazes buscam adaptar seus valores e condutas às situações, mas, o que queremos sintetizar aqui é que, em contrapartida, a liderança não deixa de ser algo ligado ao aperfeiçoamento pessoal e profissional. Como exemplo disso, temos o estudo das características de um líder, o qual é mencionado no texto que estamos analisando, a partir dos principais atributos que uma pessoa deve ter para ser considerada líder. Nesse sentido, temos as características que seriam de origem dos indivíduos, como a capacidade inata e a educação formal, e as características que foram criadas com o passar do tempo, a partir dessas características iniciais, como a motivação, as habilidades e competências, cujas simbolizam um líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com