TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre auditoria interna e externa

Trabalho acadêmico: Diferença entre auditoria interna e externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS 4

2.2 CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO 4

2.3 ÓRGÃO REGULAMENTADOR PARA O TRABALHO DO ATUÁRIO 5

2.4 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA 6

2.5 REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO DO PIS E COFINS 7

2.5.1 REGIME CUMULATIVO 8

2.5.2 REGIME NÃO CUMULATIVO 10

2.6 ELISÃO E EVASÃO FISCAL 11

2.7 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA 12

2.7.1 ESTRUTURA DA AUDITORIA INTERNA 13

2.7.2 TRABALHO DA AUDITORIA INTERNA 14

2.7.3 AUDITORIA EXTERNA 14

2.7.4 DIFERENÇA ENTRE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA 14

2.8 A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS 15

3 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Os conhecimentos das áreas de atuação é de suma importância para a subsistência da empresa. E é papel do contabilista orientar os empresários nesta tarefa.

Neste trabalho serão abordados temas de vital importância que tratam de assuntos como atuária, planejamento tributário, perícia, auditoria e controladoria.

Busca-se, portanto evidenciar estes temas de forma a esclarecer quaisquer dúvidas aprimorar o conhecimento, contribuindo para o sucesso no meio empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS

No mercado financeiro a palavra risco está sempre presente. Seja para quem precisa fazer um empréstimo, seja para quem irá emprestar, seja no mercado de seguros ou previdência, sempre que se tem a necessidade de fechar um negócio o risco está inerente, pois não conhecemos o futuro. Mas diante das incertezas o que fazer? Como não temos escolha é necessário arriscar e nos precavermos quanto a eventuais perdas, portanto é de suma importância dimensionar esses riscos. É aí que entra a atuária.

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões.

O significado de Ciências Atuariais conforme relatam Conde; Ernandes (2007):

A matemática atuarial nasceu de uma crise técnica e financeira, provocada pelos insucessos de operações deficitárias e ainda, uma crise de confiança por volta do ano de 1900, e foi através da „Ciência Atuarial‟ que surgiu a possibilidade de fazerem-se previsões, com a maior segurança e menos incertezas, devido à aplicação do cálculo das probabilidades e da estatística na elaboração das previsões financeiras. (informação verbal)

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

2.2 CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO

O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

A atividade atuarial foi reconhecida pelo Decreto-Lei 806/69. A sua regulamentação, pelo Decreto 66.408, 03.04.70, definiu o campo de atuação profissional do Atuário:

Art. 1º Entende-se por atuário o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.

2.3 ÓRGÃO REGULAMENTADOR PARA O TRABALHO DO ATUÁRIO

O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA é o órgão que regula a profissão e é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho. Já a SUSEP regulamenta, por meio de resoluções, as notas técnicas atuariais que o atuário emite.

O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, previdência social e complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial.

Para que isso seja possível, o IBA conta com várias comissões de trabalho que se reúnem, periodicamente, em sua sede para discutir questões técnicas e auxiliar na tomada de decisões.

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. A Comissão Atuarial é constituída por representantes da SUSEP, Cnseg, FenaCap, FenaPrevi, FenSeg, IBA e FENABER, conforme Portaria SUSEP Nº 4.309/2011. Tem como atribuição discutir todos os aspectos atuariais inerentes aos mercados supervisionados pela SUSEP (seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros) de forma a aperfeiçoar os métodos de controle das provisões técnicas e, portanto, da solvência das sociedades.

2.4 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA

Segundo Mosimann, Alves e Fisch (1993, p. 31 apud RIBEIRO, 2010):

“A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica”. Pode ser visualizada sob dois enfoques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com