TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões politicas e sociais nas organizações

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Responda a três questões propostas abaixo a partir da leitura dos arquivos de aula 1 e 3 e também do capítulo 1 do livro o O QUE É SOCIOLOGIA? e do capítiulo do livro SOCIOLOGIA - CAPÍTULO 18 ORGANIZAÇÕES E REDES

 

1- Apresente e discuta as origens, o objeto e os temas da SOCIOLOGIA que se relacionam com a nossa disciplina.

  A sociologia é o início de um novo pensamento moderno  que surgiu logo após a separação da sociedade feudal com a consolidação da sociedade moderna. No século XVIII houveram transformações econômicas, politicas e sociais que trouxeram a tona o conceito de sociologia. Com a revolução industrial, um dos fatos mais importante que surgiu foi o proletariado e o papel que ele desenvolveria na sociedade.

  2- O que é burocracia e como ela se relaciona com o debate sobre as organizações?

Temos uma visão de que a burocracia é associada a papelada , a ineficiência e ao disperdicio. Mas também tem a visão de que é a forma mais eficiente de organização inventada pelos seres humanos pois todas as tarefas sao reguladas por regras rigorosas de procedimento. Weber via a burocracia como um elemento central da racionalização da sociedade que afetava todas as facetas da vida, da ciência até a educação e o governo. Em vez de confiarem nas crenças e nos costumes tradicionais, as pessoas da era moderna tomaram decisões racionais direcionadas a um objetivo claro. O caminho melhor, mais eficiente, seria o escolhido para se chegar a determinado resultado. Existindo uma separação entre vida pessoal e vida profissional.

Com a burocracia há uma corrente de comando que se estende de cima para baixo, possibilitando que a tomada de decisões seja feita de forma coordenada. As regras escritas regem a conduta dos funcionários em todos os níveis das organizações. Os funcionários trabalham em tempo integral e são assalariados. Espera-se que os indivíduos construam uma carreira dentro da organização.  

  3- Apresente o conceito de “organização” do ponto de vista das abordagens efetuadas no âmbito de nossa disciplina

 Burns e Stalker fazem uma distinção entre dois tipos de organização : a mecanicista e a orgânica. As organizações mecanicistas são sistemas burocráticos nos quais existe uma cadeia hierárquica de comando, em que o fluxo da comunicação ocorre verticalmente através de canais definidos. Os empregados são responsáveis por uma tarefa discreta; uma vez completada essa tarefa , a responsabilidade é transmitida ao próximo empregado.

  Já as organizações orgânicas, caracterizam-se por uma estrutura mais livre , na qual da-se prioridade as metas gerais da organização e não as responsabilidades minuciosamente definidas. A comunicação flui, e as ordens oficiais são mais difusas, seguindo varias trajetórias , não simplesmente verticais. Todos que participam da organização são vistos como possuidores de conhecimentos legítimos  e energia que podem ser aproveitados na resolução de problemas; as decisões não são domínio exclusivo dos que estão “no topo”.

Um dos estudos de maios influencia sobre as organizações foi realizado pelo sociólogo norte americano Erving Goffmann. Aprofundou-se na tradição interacionista, Goffman investigou fenômenos sociais , considerando os significados atribuídos por eles ao mundo que os cerca. Nesse estudo, em particular, buscou compreender as operações das instituições totais por meio das experiências dos indivíduos que por elas passam. As instituições totais são instalações como hospitais psiquiátricos , campos de treinamento de recrutas e monastérios que impõem aos seus residentes um sistema de existência violentamente ordenado , em completo isolamento do mundo exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com