TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Desenvolvimento Economico

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera Taboão da Serra

[pic 1]

                                                           Administração

                                               Disciplina: Desenvolvimento Economico

                                                         

Nome

Priscila de Cassia P. Rodrigues.........................................................................Ra:5289107540

1. Introdução

O objetivo deste trabalho é abordar o fenômeno da globalização, nos campos econômico, cultural e político, em meados do século XIX, tendo como destaque o capitalismo contemporâneo e o outsourcing e as grandes empresas aproveitaram esse período para ampliar sua produção e mercado de consumo, destacando-se e dando um upgrade em relação ao mercado

2. Desenvolvimento

2.1 Globalização

A globalização econômica é vista como um acontecimento conjunto dos processos. O primeiro é o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de bens,serviços e capital.

O segundo processo é a provocação da concorrência internacional, e portanto, não há indicadores ligados a esse cumprimento. No entanto, achamada “agenda da competitividade” tem tido um papel cada vez maior na manifestação do desenvolvimento econômico ou das políticas de relações exteriores. Como por exemplo os Estados Unidos, que por volta dos anos 80, modificaram o nome da sua Lei de. Comércio Internacional para Lei de Comércio e Competitividade Internacional.

O terceiro processo é o da crescente interdependência entre agentes econômicos e sistemas econômicos nacionais. No período 1982/2000, os ativos totais das empresas transnacionais cresceram a uma taxa média anual (valores correntes) de 14,4%, e as vendas das subsidiárias e filiais dessas empresas cresceram 10,8% ao ano (Ibid). Na medida em que as exportações e as importações de bens e serviços tendem a crescer ocorre o aumento das economias nacionais.

Assim, a globalização econômica pode ser compreendida como a ocorrência conjunta dos processos: o crescimento inesperado dos fluxos internacionais de produtos e capital, e a provocação da concorrência internacional e maior interdependência entre empresas economias nacionais.

Em relação a globalização cultural é um conceito bastante complexo, no entanto é basicamente o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis, morais e línguas de uma sociedade.Globalização é o comércio, intercâmbio realizado entre diversas multinacionais. E Globalização Cultural, é o meio no qual se desenvolvem o intercâmbio (troca) das várias culturas dos vários países, devido às trocas de pessoas de uns países para outros.

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

As transformações vão estabelecendo uma reconfiguração dos que vivem do trabalho, entre os quais se destacam a diminuição do operariado, o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços, a subcontratação e a organização em rede. Mudanças que nem sempre significam uma valorização das ocupações. Pelo contrário, estão produzindo uma maior segmentação e pulverização dos trabalhadores. Nesta perspectiva, a tendência é constituir uma polarização social, em dois sentidos. Por um lado, há a criação de forma minoritária de ocupações, que exigem maiores qualificações e competências, em contraposição a um expressivo incremento de empregos taylorizados e pouco qualificados, denominados de "macjobs". Ou seja, há ocupações mais próximas do que muitos teóricos chamam de sociedade do conhecimento, com outras com baixo conteúdo profissional, repetitivas e pouco criativas. Por outro lado, a própria desigualdade de renda permite a reprodução dessa lógica, ao permitir que os com maior renda possam contratar uma série de serviços oferecidos pelos que não têm muita alternativa na dinâmica atual do mercado de trabalho.

2.2 Outsourcing

Embora seja um fenômeno que pode envolver todas as funções de uma empresa, muitas vezes o outsourcing tem sido definido principalmente com relação à área de TI (JENNEX; ADELAKUN, 2003; ADELAKUN, 2006; FJERMESTAD; SAITTA, 2005; KHAN; FITZGERALD, 2004). Mas, de forma mais ampla, o outsourcing pode ser definido como a transferência de atividades ou processos de diferentes funções para outras organizações. Assim, no outsourcing verifica-se uma relação de cliente e fornecedor. Contudo, na medida em que esta prática ganha em complexidade, esserelacionamento evolui para uma parceria, e não apenas uma relação de compra evenda.

Na literatura verifica-se também grande quantidade de estudos envolvendo ooutsourcing offshore. De acordo com Erber e Sayed-Ahmed (2005, p.100),considerando-se o país de origem, esta forma específica de outsourcing pode serdefinida como a “realocação dos processos de negócios (incluindo produção,distribuição e serviços de negócios, bem como atividades centrais como pesquisa edesenvolvimento) para locações de baixo custo fora das fronteiras nacionais”.Entretanto, é importante destacar que existem outras variáveis ligadas ao outsourcingalém da busca pelo menor custo, como, por exemplo, a busca por mão-de-obraqualificada. Os autores ressaltam que o termo serve tanto para bens e produtos comopara serviços.Além disso, Khan e Fitzgerald (2004) destacam que, para se configurar ooutsourcing offshore, o fornecedor externo não pode ser uma subsidiária global daempresa cliente.Conforme o que está sendo objeto de transferência, o outsourcing sempreenvolve um considerável grau de troca de informação, coordenação e confiança entreos dois parceiros (ERBER; SAYED-AHMED, 2005). Em decorrência disso, asorganizações devem analisar profundamente, antes de qualquer acordo, as atividadesque serão objeto de terceirização, bem como as consequências de tal opçãoestratégica.Erber e Sayed-Ahmed (2005) afirmam que as atividades mais adequadas para ooutsourcing offshoresão as que consomem tempo e estão claramente definidas como,por exemplo, call centers e suporte e sistemas de administração. Já atividades denegócios que são intimamente entrelaçadas com particularidades nacionais não sãotransferidas facilmente, quando isso é possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com