TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Por:   •  18/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 13

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

VALÉRIA GONÇALVES ROMIM

RA

6247225526

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Nenhum país passou por tanta transformação como a Russia, abandonando seu regime politico e o socialismo e alterar sua própria existência.

Essas reformas tiveram apoio politico e financeiro de países capitalistas, onde o governo de Boris Ieltsin concedeu um generoso empréstimo que permitiu a sobrevivência politica durante os caos.

Tendo uma das maiores reservas de petróleo, gás e demais produtos faz com que eles consigam pagar suas dívidas.


Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

A Rússia possui uma economia muito menor que a dos EUA e possui potências muito grandes devido a sua geografia extremamente favorável, pois tem a questão que não é abordada pois não abre sobre seu potencial nuclear, tendo como seus parceiros a Índia e a China para o setor da defesa.

Apesar de seu potencial ainda sim é um país fechado onde tem sua maior prioridade a segurança e sua defesa.

Acho que não querem uma outra Primavera Árabe como aconteceu no norte da África, país muito uma superpotência com seus indicadores sociais muito superiores.

No século XX aconteceu um evento mais marcante que ocorreu por volta de 1917 a primeira vitória do socialismo da história e foi em um país tão grande quanto cheio de problemas onde acabou levando outros países a lutarem por sua liberdade. A Rússia

Apesar de ser um dos países mais ricos do mundo, enfrenta vários desafios que a impedem seu desenvolvimento.

A falta de oportunidades e as crescentes dificuldades econômicas e com a saúde estimulam muitos jovens a emigrarem para a Europa e EUA.

Aqueles que vão embora é porque querem ampliar seus conhecimentos e terem melhores oportunidades, agora se a Rússia não conseguir resolver esses problemas, o lugar que ocupa atualmente como potência mundial será seriamente comprometido.

A Rússia enfrentou atualmente um fenômeno em que a população envelhece rapidamente com constante inclinação para baixo onde aumenta a taxa de natalidade e é marcado pelo baixo nível da saúde de sua população.

Apresentar as mais importantes realizações econômicas da Era Soviética e também suas principais falhas.

Definição de Perestroika

Reestruturação profunda do funcionamento do modelo soviético empreendida por M. Gobarchev, a partir de 1.985.

Tendo um caráter marcadamente econômico, a perestroika assumi também a vertente política que procurou reconciliar o socialismo com a democracia.

Apontar o que foi a Perestroika na Era Gorbatchev e demonstrar por que ela fracassou.

Introduzida na URSS no XXVII Congresso do Partido, afetou os rumos do país, além de criar uma nova forma de política. Gorbachev, então Secretário Geral do Partido Comunista, ao perceber que o setor econômico do país estava em baixa, adotou medidas reformatórias que seriam concluídas quando a ações da Perestroika chegasse ao fim.

Tai medidas teriam que ser tomada na Perestroika, como sua redução em dinheiro no investido no setor de defesa, para tal reforma Gorbachev indicou que a URSS teria que sair do território do afegão, renegociar a redução de armamento definida com os EUA nos acordos de Yalta, além de não permitir a interferência na política em outros países comunistas.

A Perestroika permitiu a liberalização do comércio exterior, os preços, a moeda, a eliminação dos limites de fabricação de produtos, a redução de subsídios à economia e a autorização de importação de produtos estrangeiros, o que levou a uma variação extrema de diversos fatores económicos, que se fizeram sentir por todo o país

Para que funcionasse de forma correta e plena teria que enfrentar inúmeras dificuldades que poderiam parar sua aplicação, porque naquela época a URSS apresentava uma grande extensão territorial, sistema de reformas que teriam fracassado em tempos remotos e um aumento populacional por falta de reservas econômicas que impulsionassem o seu desenvolvimento sem contar que tinham grupos que poderiam perder com essa reforma e por isso eram contra a Perestroika.

No início de seu governo, para aplicar a Perestroika, Gorbachev realizou um exilio político e recomendou a instalação de um novo tipo de sistema econômico (economia de mercado), além da propriedade privada. Porém, a reestruturação não obteve sucesso. Entre os principais motivos estavam o fracasso na criação de entidades de economia privada, as convicções conservadoras do núcleo do Partido Comunista, a manifestação rumo à independência de algumas repúblicas que formavam a URSS e o fato de Gorbachev não ter realizado reformas no modo de produção agrícola soviético.

Assim, os contrários à reforma tiraram Gorbachev do poder, passando suas atribuições para um Comitê de Estado. Porém, este golpe foi rapidamente desfeito pela KGB, juntamente com a população russa, que começa a demonstrar um descontentamento com o regime comunista.

Mas na véspera da Perestrioka no início de 1980, houve fortes indícios de que alguns aspectos da economia não funcionavam bem:

  • O fornecimento de energia de base da União Soviética estava em graves dificuldades na década de 1980.
  • A produção siderúrgica e de petróleo estagnaram no período 1980-1984.
  • Instalações de geração e linhas de transmissão foram ultrapassados e falta de manutenção, como evidenciado pelas frequentes avarias ou interrupção de energia elétrica.
  • O setor agrícola de produção de grãos, adaptado às condições climáticas, não se registrava qualquer aumento na década anterior, apesar dos grandes investimentos.
  • Dois terços dos equipamentos de processamento agrícola utilizados na década de 1980 eram inúteis, pois muito boa parte do mesmo procedia a partir da década de 1950 e 1960.
  • Entre 20% e 50% das culturas de cereais, batata, beterraba e frutas estragaria antes de chegar à distribuidores. Mesmo quando os abastecimentos eram necessários, os atrasos nas entregas causavam escassez temporária, gerando filas, acúmulo de bens e racionamentos ocasionais.
  • Entre 1970 e 1987, a produção por unidade de insumo declinou a uma taxa superior a 1% ao ano.

Com isso tudo começou com Gobarchev, concordou que o crescimento econômico seria igual a zero ou negativo, com isso apresentou-se um quadro ainda mais sombrio da influência da infra-estrutura soviética depois de 1970 se subtrair os custos da poluição e destruição ambiental do produto nacional (PIB), se apresentavam todas as formas imagináveis de poluição e esgotamento de recursos em tais quantidades que constituem uma ameaça à vida, incluindo as emissões descontroladas de dióxidos de enxofre, sem contas os resíduos nucleares de todos os tipos, provavelmente foi o pior desastre ecológico do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (353.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com