TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Bárbara Coutinho Flores

RA

8429931669

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

A Rússia se caracteriza como uma das nações mais importantes, não só por sua história mas também pelo seu presente. O país em 1917 teve em seu território uma importantíssima revolução popular, a bolchevique. Após 5 anos nasceu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – a URSS.

No qual adotou um regime socialista de economia estatal e planificada.  Por fim, quase desmoronou, no início dos anos 1990, diante ao capitalismo de mercado, para o qual não estava preparado.

Mesmo com diversas dificuldades enfrentadas, a Rússia no início deste século XXI conseguiu se tornar um dos maiores exportadores de petróleo e gás natural e aos poucos está recuperando seu espaço diante o cenário internacional.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

Uma série de fatores ao decorrer do tempo se acumularam e trouxeram a decadência da União Soviética, Dentre elas podemos citar o centralismo burocrático, as pressões econômicas provocadas pelo choque do petróleo, a pouca habilidade de inovação tecnológica e o envolvimento militar no Afeganistão. Por fim o maior fracasso, as medidas que foram implantadas na tentativa de reorganizar a economia e a política.

Definição de Perestroika

A utilização da palavra Perestroika tinha o propósito de indicar mudanças, a medida teve início em 1986, na qual foi criada para inserir um novo funcionamento na economia soviética durante a Guerra Fria com o objetivo de contentar a população da URSS, em que minimiza a influência do estado na economia, fato que acabou atingindo o fim da própria União Soviética e a vitória Americana.

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

Após a Segunda Guerra Mundial a União Soviética, através de um grande planejamento econômico, foi levada à condição de segunda potência mundial. Na política à ditadura stalinista que havia sido implantada na década de 30, tinha como objetivo prender e torturar os opositores, também se tinha uma severa censura nos meios de comunicação. Em 1953 Stálin veio a falecer e foi substituído por Nikita Kruschev, em 1964 por Brejnev e em 1985 por Gorbatchev.
Os diversos impasses econômico e institucionais reunidos, desencadearam às reformas de Gorbatchev, as chamadas: Perestroika e glasnost. Ao decorrer do andamento desses processo Gorbatchev perdeu o controle e a URSS deixou de existir e levou ao fim dos governos socialistas no Leste Europeu e à reunificação das duas Alemanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (342.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com