TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais

Por:   •  10/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SUMARÉ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

MARIA ALMEIDA

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais

TUTOR EAD Alex Zompero Bezerra

SUMARÉ / SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

Introdução                                                                                         01

Desenvolvimento                                                                                02

Recomendações Finais                                                                         06

Referências                                                                                 07


INTRODUÇÃO

Nesse conteúdo será desenvolvida um Modelo de Estrutura para a Empresa

varejistas de alimentos (Hoterdan - Hipermercado) com atividades no interior de São Paulo/SP.

A abordagem desse conteúdo está diretamente ligada as Disciplinas cursadas no primeiro Bimestre por estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Publicam da Faculdade Anhanguera Educacional, segundo semestre; contribuindo assim, para o conhecimento técnico cientifico dos mesmos dentro da temática abordada.

A Consultoria será realizada de forma clara, honesta e ética, obedecendo todos os padrões e normas, bem como, as diversidades culturais que envolvem todas as partes.

Utilizando uma estratégia de desenvolvimento de competências gerais em todos os níveis e estruturas dentro da Empresa, definindo uma estrutura organizacional, incentivando colaboradores com plano de capacitação buscando melhorar a eficácia, desenvolver lidere e construir equipes de alto desempenho para um resultado positivo no processo estrutural, pessoal e geral da Empresa.


DESENVOLVIMENTO

A BN Consultoria em Gestão Administrativa, através do contrato firmado com a Hoterdan – Hipermercado com atividades no interior de São Paulo/SP busca apresentar soluções para melhorar as operações.

O quadro avaliado na consultoria é de que a empresa não consegue manter os lucros que vem apresentando queda consecutiva nos últimos semestres.

A consultoria realizou durante oito semanas entrevistas com todos colaboradores da empresa, para entregar um relatório com conclusões, indicativos e propostas de melhoras.

Nota-se que a parte gerencial, o planejamento, organizações e controle praticamente não existem, pois, os colaboradores de todos os níveis interferem uns nas atividades de outros demonstrando assim a falta de colaboradores tecnicamente capacitados, ou atuando em áreas diferentes de suas especializações, impactando diretamente e de forma negativa nos resultados financeiros da empresa, impedindo assim a sua expansão.

A partir desta informação serão propostas alterações no atual organograma da empresa, e em seu atual modelo de sua administração, visando primariamente, readequar seu quadro de colaboradores e também a criação de normas e procedimentos administrativos e operacionais, bem como, protocolos embasados em hierarquias e situações.

Um grande destaque é dado por se tratar de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos , passando assim a um Hipermercado, porém, sem um nível de profissionalização eficaz e preciso para acompanhar a evolução do mercado interno, externo, as competições e avanços profissionais, pessoais de cada categoria onde atuam os colaboradores atualmente.

Definição Organizacional

Define uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica

da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos), visando readequar o quadro de colaboradores.

Organograma

Nível Institucional: Presidente e Diretores – se defrontar com o ambiente de tarefas e lida basicamente com as incertezas e coações do seu dia a dia, abordando a empresa em sua totalidade.

Nível Intermediário: Gerentes – faz a intermediação entre ambos os níveis (institucional e operacional), gerenciando o nível operacional com base nas decisões tomadas pelo nível institucional, abordando cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos isoladamente. Responsável por tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental, criando uma articulação interna.

Nível Operacional: Supervisores e especialistas: defronta-se com a tecnologia utilizada pela empresa e lida com a execução de tarefas e operações no seu dia a dia, abordando cada tarefa isoladamente.

Representação Organograma

[pic 2]

Responsabilidades de cada Equipe e função:

  • Presidente e Diretores: Responsável por traçar mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas

  • Gerentes: Responsável por tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental, criando uma articulação interna.
  • Supervisores e especialistas: execução de tarefas e operações

Gerente da Unidade A: responsável por assistir, comunicar, informar e liderar a equipe de: Mercearia, secos e molhados, Padaria, Hortifrutícola, Açougue e Peixaria.

Gerente da Unidade B: responsável por assistir, comunicar, informar e liderar a equipe de: linha Branca/marrom, armarinho e têxtil e segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com