TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO INOVAÇÃO

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro do Trabalho – Eco Inovação

Nome: Bruno Ferreira e André Bertoletti

APRESENTAÇÃO

Neste projeto o tipo de Inovação proposto é a Inovação de modelo de negócio, onde implicaremos uma mudança no aproveitamento das pranchas de surfe, encontrando novas maneiras de utilizá-las, diminuindo o impacto com o meio ambiente.

A Eco Inovação proposta é de criar um meio para efetuar o descarte de pranchas de surfe em larga escala e que seja de fácil acesso aos surfistas.

Nome (provisório): Surf Sustentável

O público alvo deste projeto são os surfistas, pois estes são os consumidores diretos das pranchas de surf, que enfrentam dificuldades de fazer o descarte das pranchas usadas.

A origem da ideia da eco inovação foi que os integrantes do grupo são surfistas e enfrentam este problema e percebem que não existe, ou pelo menos não é divulgado a existência de uma alternativa correta de descarte para pranchas de surfe.

Este projeto busca efetuar o descarte destes produtos que possuem resíduos que causam grandes impactos ambientais, através da reciclagem, do reaproveitamento e redistribuição destes resíduos sólidos.

SUSTENTABILIDADE DA INOVAÇÃO

        Segundo o estudo de Paulo e Sandra, a indústria do surf no Brasil e no mundo vem gerando acúmulo de resíduos tóxicos e inflamáveis, que são depostos em aterros e lixões, sem qualquer tipo de tratamento e separação específica. Este projeto proporciona um descarte correto destes resíduos, além de um reaproveitamento das pranchas usadas.

        Foi realizada uma visita a uma fábrica de pranchas em Porto Alegre, e foi possível adquirir informações relevantes para o roteiro, como as etapas da fabricação, os materiais necessários, os impactos e riscos de cada componente e a legislação para descarte dos materiais. Através desta visita foi possível verificar que as pranchas de surf são altamente ricas em carbono, liberando grande quantidade de gás carbônico entre outros gases poluentes na atmosfera. Para produzir a laminação, a fibra de vidro é misturada com a resina de poliéster, usada em conjunto com solvente estireno, que é altamente corrosivo. Esse solvente é cancerígeno e classificado como composto orgânico volátil. Além disso, a produção de uma prancha gasta muito material gerando sobra excessiva de resíduos.

        O diferencial em sustentabilidade da eco inovação proposta é a busca por uma alternativa, ainda não existente de descarte correto e reaproveitamento para as pranchas de surfe, buscando encontrar uma maneira de reaproveitar estes resíduos sólidos, diminuindo o impacto. Existem diversas maneiras de reaproveitar estes resíduos, seja criando móveis com os blocos ou blocos para construção civil.

        

CONCLUSÃO

        O principal aprendizado adquirido na realização do trabalho foi que as pranchas de surfe produzidas em larga escala no mundo inteiro causam um grande impacto no ambiente e infelizmente não existe uma maneira correta de descarte deste produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com