TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED 5.1 - Comportamento para Empregabilidade

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  2.611 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Cada cidadão deve conhecer as vantagens e desvantagens de seguir carreira na iniciativa privada e na carreira pública, e assim se decidir. De modo geral não podemos afimar que um seguimento tem maior vantagem sobre o outro, logo não é justo defender quem tem razão.

A carreira pública atrai o cidadão com sua principal vantagem, a estabilidade, agregando salários iniciais mais altos em relação ao marcado privado (para o mesmo nível de escolaridade), também é uma grande vantagem a não exigência de experiência, sendo necessário apenas a aprovação no concurso. Por outro lado, a estabilidade pode penalizar o serviço público, gerando acomodamento do profissional, trazendo consigo uma desatualização e uma prestação de serviço com menor qualidade. Outro ponto importante são as promoções, que não existem, sendo necessário a prestação de um novo concurso para melhorar os ganhos.

Em quanto isso no setor privado a sua principal desvantagem é o fator demissão, que gera insegurança até mesmo para aqueles que estão em posições bem colocadas, o que exige do empregador estar sempre se qualificando. Pode-se dizer que neste seguimento a principal atratividade é a grande possibilidade de obter ganhos elevados, para tanto é necessário ter oportunidade e preencher os requesitos do perfil, onde nem sempre a entrega do currículo e o processo de entrevista garante a vaga, visto que os critérios de seleção pode não ser claros, e quase sempre, exigem experiência. Pra quem consegue entrar em uma empresa privada, o salário inicial não é dos melhores, porém diferente do servidor público este tem maiores chances de receber promoções, dependendo apenas do seu esforço ou de um acordo com o empregador.

A razão esta na cabeça de cada cidadão, visto que cada pessoa tem um perfil, uma maneira de ver as coisas. O importante é que o cidadão profissional esteja satisfeito, produzindo com qualidade, logo ele deve procurar aquilo que mais o atrai, e quem sabe no futuro, migrar para outro seguimento em busca de novos desafios.

-----

Questão 2

Primeiramente ter uma boa indicação. Atualmente o “QI”, a sigla de “Quem Indica”, tem favorecido os candidatos que estão concorrendo a vaga, porém, é claro, que este não é um fator predominante. Antes de mais nada, é extremamente importante a qualificação para vaga pretendida, seja ela em nível técnico ou superior. Pra quem tem experiência é favorável ressaltar aquilo que desempenhou e gerou resultados. Para o primeiro emprego, vale a vontade e a disponibilidade de horário e de mudar de cidade. Conhecer seus pontos fortes e oportunidades de melhoria também ajudam. Ao aceitar o convite para entrevista, é inteligente que o candidato estude sobre a empresa, faça uma pesquisa sobre o que é produzido, a posição no mercado, os concorrentes, etc. E por último, manter a calma.

-----

Questão 3

O governo tem investido em educação superior, ingressando os jovens nas faculdades, proporcionando melhor qualificação para o mercado de trabalho. Por outro lado, essa “facilidade” vem gerando acomodação, pois não é necessário trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com