TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED – Democracia, Ética e Cidadania

Por:   •  24/4/2017  •  Ensaio  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade discursiva – 1 (ED – Democracia, Ética e Cidadania) – ENVIADO 03/03/17

1) Para um voto consciente em primeiro lugar, a população precisa levar esse momento com seriedade e ter consciência de que seu voto interferirá todos.

É possível conscientizar-se procurando conhecer bem os candidatos, acompanhá-los, ficar atento a todas as propostas, todas as promessas. Além disso, procurar sempre se informar sobre a história do seu candidato, se ele é ficha limpa e não se iludir com as coisas que eles prometem.

Após a eleição, as pessoas podem e devem acompanhar a todo momento o que os políticos eleitos estão fazendo, se o que prometeram está sendo cumprido.

2) Participação política nada mais é do que a conquista dos direitos de cidadania.

De acordo com o Dicionário de Política, existem três níveis fundamentais de participação política:

  • Presença – É menos intenso, pelo fato de incorporar condutas caracteristicamente passivas, por exemplo, atuação em reuniões.
  • Ativação – É referente a função voluntária que as pessoas evoluem dentro ou fora de uma entidade política. Pode conter presença em ações eleitorais e anúncios, além de participação em protestos públicos.
  • Decisão – Estado em que a pessoa colabora direta ou indiretamente para um parecer político, nomeando um representante político ou se candidatando a um ofício.

Para atuar como sujeitos de direitos, temos alguns direitos civis, dentre eles: liberdade, igualdade perante a lei, intervenção no destino do povo através da votação. Entretanto, os direitos civis e políticos não garante a democracia sem os direitos sociais, como por exemplo, direito à educação, saúde, ao trabalho justo.

É preciso ter direitos civis, políticos e sociais para exercício pleno da cidadania.

3)

a) Sempre existirá ideologia, pois cada um possui conjuntos de ideias, convicções e princípios filosóficos, políticos e sociais diferentes. A ingenuidade de ser aberto a todas as teses é simplesmente inatingível. Em todo lugar, todos possuem uma ideologia escondida.

Em relação aos especialistas, cada um possui uma opinião formada, uma visão diferente do mesmo assunto, uma maneira de pensar e isso é extremamente normal porque a diversidade de opiniões e o debate de princípios são itens característicos da doutrina democrática.

A discussão de ideias é o principal suporte da democracia, resolver as discórdias sociais com paz, debates e civilidade, considerando sempre o ponto de vista do outro.

b) Em primeiro lugar, levo sempre em consideração os valores e ideais. Sempre julgo se a política social estipulada faz jus aos meus valores. Se sim, defendo a causa e percebo que a comunidade irá se beneficiar com isso.

Atividade discursiva – 1 (ED – Educação Ambiental) - ENVIADO 14/03/17

1) No cotidiano dos indivíduos e das organizações, a sustentabilidade é muito existente. Mas o que é sustentabilidade? Significa atividades e atos humanos que almejam perfazer as necessidades presentes do homem, sem interferir no futuro das próximas gerações. Está inteiramente ligado ao avanço material e econômico sem agredir o ecossistema, utilizando bens naturais de maneira inteligente.

Participação e o controle social determinam o poder das pessoas com objetivos comuns para interferirem no procedimento decisivo sobre a entrada de recursos ambientais e sua utilização.

2) De acordo com a Lei 12.305/2010 Art. 3º Inciso XVII Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei;”. Resumindo, nada mais é do que uma logística reversa. A lei requer que as organizações arquem com o regresso de seus produtos descartados e encarreguem da destinação correta, até o fim de sua fase de vida útil.

3) O processo de eutrofização ocorre através de um aumento na concentração de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em meios aquáticos (ex.: lagos e rios).

Entre os fatores impressionantes que contribui para um progressivo aumento na taxa de poluição neste meio ambiente, estão o esgoto, fertilizantes e efluentes indutriais que são jogados diretamente nos rios, por exemplo.

A parcela exagerada de fosfato e nitrato ao decorrer desse processo, colabora para a multiplicação de micróbios, ou seja, algas que estão presentes na superfície da água, criando uma infraestrutura concentrada que inibe a penetração da luz. Com isso, ocasiona uma falta de oxigênio para atender a demanda respiratória dos animais aquáticos que por conta disso acaba não sobrevivendo.

Atividade discursiva – 1 (ED – Ciência, Tecnologia e Sociedade) - ENVIADO 14/03/17

1) Instagram e Facebook.

Há uma disputa das empresas por nossos dados pois são com esses dados que as organizações traçam nosso perfil, criam estratégias de marketing para poder enviar propagandas, anúncios, notícias via e-mail, por exemplo e estratégias de vendas.

2) Fazer com que os parlamentares e candidatos políticos cumpram com o tempo e data prevista pela justiça eleitoral, isto é, podem apenas fazer propagandas dentro dos quinze dias (15) antes das eleições obedecendo as regras, não é permitido ofensas, bullying.

3) Letra b. Nós estamos em uma constante modernização, e a tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Com isso, as pessoas estão perdendo suas vagas no mercado de trabalho pois estão sendo substituídas por máquinas que são iguais ou até mesmo superior a elas. Um exemplo disso, são os smartphones. Esse aparelho possui um aplicativo que você instala e é possível “contratar” uma secretária virtual que poderá lembrá-lo de seus afazeres como uma secretária real faria, só que com uma vantagem: sem custos com salários, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com