TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  25/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Tomando por base os dois textos acima, você acredita que houve/há discussão global, entre a década de 80 até 2015, com o intuito de reduzir os impactos das ações humanas sobre o ambiente? Justifique sua resposta exemplificando os principais eventos e acordos que ocorreram neste período. Por que o acordo assinado na COP-21 é considerado histórico?

O que eu notei no primeiro texto que a educação ambiental é uma das ferramentas sociocultural que tem articulado as diferentes organizações ecologistas e governos do mundo inteiro. A educação ambiental, de fato, tem gerado bons resultados na sociedade civil nos últimos 20 anos. Quanto ao segundo texto o acordo assinado na COP-21 é de fato histórico, pois reuniu 195 Países com o objetivo comum de manter o aquecimento global estável, visto que este é  a causa de vários fatores determinantes no futuro do planeta.

2 - Agora escreva um texto dissertativo associando os questionamentos do Texto 1 com o caso Volkswagen.

De acordo com o que próprio texto afirma que, o crescimento populacional e a facilidade em se adquirir um automóvel, é um dos motivos que houve um maior crescimento da emissão de poluentes, estão cada vez mais visíveis a olho nu nas grandes cidades, afetando literalmente na saúde dos habitantes.

As perguntas citadas no texto 1, são de tamanha importância, pois nos leva a questionarmos, quais a verdadeiras medidas deverão ser tomadas, para amenizarmos tais consequências? Quais medidas os governos estão tomando, para determinar a criação de combustíveis menos ou não poluentes?

Diante de tantas dúvidas, há apenas a certeza de que se algo não for feito em muito breve, não teremos mais um planeta onde poderemos viver quem dirá poderemos vislumbrar o futuro dos nossos netos e bisnetos...

3 - Com base no texto, responda aos questionamentos abaixo:

a) Explique por que o autor do texto considera Mariana como uma tragédia não ambiental. Você concorda com os argumentos dele? Justifique sua resposta.

Concordo sim, pois se caso fosse um ambiente não modificado pela ação direta do homem e a ação fosse parte de um ciclo natural, como a exemplo as erupções vulcânicas, que são previstas, porém não exatas. Neste caso, apesar de ser uma barreira de contenção teoricamente ecológica, pois se utilizava de seus próprios detritos, ainda sim foi feita por homens e sendo assim necessitava fiscalização e manutenção frequente.

b) Ao ler os parágrafos 4, 5 e 6, você concorda que deve diminuir o rito de licenciamento ambiental em detrimento ao “interesse nacional”? Quais as possíveis consequências desse ato?

As consequências desse ato sem dúvida seriam um menor controle, obras maiores e com maiores potenciais de dano ao meio ambiente e a sociedade no caso de uma eventualidade (que muito provavelmente seria chamada de acidente) e falta  prevenção, visto o grande aumento de licitações para exploração de recursos, camuflados na propaganda de “crescimento” do país e da região explorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com