TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO EM MOMENTOS DE CRISE NO BRASIL

Por:   •  28/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA[pic 1][pic 2]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ALISON GABRIEL BRANDAO DIAS

ANA PAULA SILVA ROCHA

ANDRESSA SANTOS SILVA

ANNA FLÁVIA RODRIGUES OLIVEIRA

EMPREENDEDORISMO EM MOMENTOS DE CRISE NO BRASIL.

 

Itumbiara

2017

RESUMO

O objetivo nesse projeto é abordar aspectos empreendedores em tempos de crise no Brasil, também apresentar possíveis formas inovadoras para investir no mercado criando um diferencial competitivo. É clara a percepção pela busca de oportunidades a fim de gerar rendas, baseando nessa perspectiva buscamos analisar métodos com sua eficácia comprovada no mercado mensurando negócios que cresceram até na crise. Além de mostrar estratégias de como se capacitar, destacando a importância de um empreendedor de qualidade que busca sempre evoluir e atingir um bom nível de efetividade, tendo um olhar diferente sobre o mundo que o cerca.

ABSTRACT

The objective in this project is to address entrepreneurial aspects in times of crisis in Brazil, also to present possible innovative ways to invest in the market by creating a competitive differential. It is clear the perception of the search for opportunities to generate income, based on this perspective we seek to analyze methods with their proven effectiveness in the market by measuring business that grew even in the crisis. In addition to showing strategies on how to qualify, highlighting the importance of a quality entrepreneur who always seeks to evolve and reach a good level of effectiveness, taking a different look at the world around him.

1. INTRODUÇÃO[pic 3]

                        Em tempos de crise, é clara a percepção pela busca de oportunidades a fim de gerar rendas, assimilando conteúdo e informações adquiridas com base em estudos neste projeto será tratado do seguinte tema: Empreendedorismo em momentos de crise no Brasil. É possível identificar que inovações e investimentos feitos da maneira correta podem ter ainda mais retorno em um momento como esse.

        Isso porque durante uma crise econômica a reação natural dos concorrentes é frear investimentos e inovações. Por outro lado, é preciso fazer muito mais para convencer o cliente a adquirir um produto ou solução oferecido pelo seu negócio. A inovação funciona não apenas como uma forma de estimular o consumo e melhorar os resultados do negócio, mas também como uma maneira de gerar diferencial competitivo.

Para que isso seja possível é preciso analisar quais nichos estão disponíveis e, principalmente, quais brechas estão sendo deixadas pela concorrência. Partindo deste tema, o trabalho levanta o seguinte problema: Como tornar o momento de crise em oportunidades de novos negócios? Baseado neste questionamento, busca-se como objetivo analisar as oportunidades para o novo empreendedor diante da crise econômica, buscando mostrar o que vem a ser crise, identificar a necessidade de investimento em ferramentas financeiras, investimento em inovação, capacitação e motivação das pessoas envolvidas e apresentar quão promissor pode ser empreender.

Essa pesquisa justifica-se pelo aumento de pessoas que estão desempregadas nesse momento de crise em que o país atravessa, onde procuramos mostrar os caminhos que devem seguir os brasileiros que querem ser empreendedores, mostrando dificuldades a serem encontradas, a importância em buscar conhecimento, mostrar que é possível se auto sustentar criando seu próprio negócio e principalmente trazer fatos baseados em pesquisas que mostram que existem soluções positivas para os desempregados. Basta tomar a decisão correta e ir atrás de alcançar objetivos.

Além disso, o trabalho é de grande valia para pessoas que queiram posteriormente, baseado em estudos, aprofundarem neste tema.

                     Esta pesquisa pode ser classificada como Objetiva, pois foi baseada em exploração de conteúdo. Quanto a metodologia classificamos como Dedutivo, onde busca-se compreender a realidade através de análises, locais ou de diferentes tempos. Complementando as análises, foram feitas pesquisas em sites, revistas, artigos e livros.

[pic 4]

2. EMPREENDEDORISMO

  1. Conceito de Empreendedorismo

                      Empreender é um ato de transformar as ideias, planos, projetos em realidade de negócio. É saber ousar e inovar o que já existe ou propor novos desafios a serem seguidos, ter tomadas de decisões e atitudes na atualidade visando o futuro. Entretanto, o Brasil enfrenta uma das maiores crises nesses últimos anos. Saber quais atitudes tomar e quando tomar é um desafio para todo empreendedor que se programou e criou projetos de investimentos de negócios no Brasil, mas que não contava com a grande crise que afeta e ameaça setores de grande importância para o desenvolvimento do pais, ameaças externas que fogem do seu controle e que podem acarretar em problemas futuros para seu empreendimento.

                      Este artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades que o país enfrenta e como o empreendedor deve estar atento a essas mudanças atuais do governo e do mercado que são fatores que influenciam direto ou indiretamente no mercado econômico da empresa, na sua administração presente e que pode acarretar em sérios problemas futuros se as decisões a serem tomadas não seguir um critério bem estudado e estruturado. 

Para Segund Leite,

 (...) nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se: Iniciativa; visão; coragem; firmeza; decisão; atitude de respeito humano; capacidade de organização e direção. Em uma visão simplista, pode se entender que empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área de conforto, do desejo, e parte para ação. (LEITE, 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com