TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o empreendedorismo pode atuar com mola propulsora da economia em um momento de crise?

Por:   •  7/10/2018  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Como o empreendedorismo pode atuar com mola propulsora da economia em um momento de crise?

Em tempos de crise, a economia se transforma. Normalmente retraí-da, ela obriga às pessoas a gastarem menos. Mas, esta seria uma boa hora para comprovarmos que, o empreendedorismo pode atuar como mola propulsora da economia, nesse momento difícil?

Especialistas dizem que sim, ousando até a afirmar que nesses momentos, a única coisa que não diminui é a quantidade de empreendedores. Embora alguns fiquem receosos de investir capital devido a uma possível demora em auferir os lucros desejados, talvez essa seja realmente a hora de começar o seu empreendimento e assim, no momento seguinte, de alta da economia, atingir até acima de suas metas. O empreendedor, normalmente é uma pessoa criativa e que agrega a isto, a sua capacidade de se estabelecer e atingir metas e objetivos. O momento, é visto por ele como uma oportunidade de colocar sua ideia em prática e baseado nela, oferecer ao público soluções para as mais diversas dificuldades que apresentem. É importante que ele tenha um bom nível de conhecimento do ambiente que esta vivenciando, naquele momento, para assim capturar a melhor oportunidade de negócio para empreender. Numa busca inces-sante pelo novo, pelo que possa solucionar os problemas de um público específico, o empreendedor deve sempre aplicar novos modelos de gestão visando sua rentabilidade.

Hoje, vivemos numa época em que os chamados “empregos de carteira assinada” estão diminuindo e com uma forte tendência ao desaparecimento, uma vez que surgem a todo instante novas tecnologias da informação, que permitem, cada vez mais, ascendência aos mais elevados níveis educacionais e profissionais. A necessidade de ganhos financeiros e a subsistência de uma população que cresce, cada vez mais, em um meio ambiente mais exigente no que se diz respeito a cuidados imprescindíveis para a sobrevivência, traz um novo panorama social do mercado de trabalho.

Os profissionais de hoje devem estar atentos às demandas, não lhes sendo permitido mais que o desemprego, as empresas fechando, os preços subindo e as dificuldade advindas neste período, que podemos chamar de período de ajuste econômico e social lhes afete sobremaneira. É fundamental que eles se engajem em busca de novos caminhos, mesmo dentro dessas dificuldades, para que possam sobreviver e alcançar seus objetivos. Não há mais tempo para se aterrorizar e muito menos achar que é o fim de tudo, se entregando.

Embora dolorosos, estes momentos precisam que a roda da economia não pare de girar, sendo então o empreendedorismo, uma verdadeira mola propulsora para nos tirar da crise.

Sem dúvidas, a iniciativa de empreender, num momento desses, deve levar bastante em conta o apetite do empreendedor para o risco, que se bem calculado, nitidamente, o destacará dos demais empreendedores. Não é uma decisão simples e fácil, mas o passado nos mostra que muitos projetos bem-sucedidos foram iniciados em momentos de crise.

Esta seria assim, uma ótima ocasião para colocar uma ideia em pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com