TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA - ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  2/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Categoria 1 – Nível de Conhecimento sobre assédio moral

Conforme cartilha do programa pró-equidade de gênero e raça disponibilizada pelo Senado Federal, o assédio moral consiste na repetição de gestos, palavras orais ou escritas e/ou comportamentos de natureza psicológica, os quais expõem o indivíduo a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhe causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica ou física. De acordo com esta definição, pode –se perceber que o entrevistado possui um bom nível de conhecimento sobre o que é o assédio moral. Fica evidenciado na ao verificar a seguinte resposta:

“Quando você ofende, constrange e humilha alguém utilizando xingamentos, se dirigindo de forma agressiva e tom de voz alterado. Muitas das vezes se utilizando de ameaças, e/ou pressão psicológica. ”

Categoria 2 – Causas do assédio moral em organizações

Sabe-se que o assédio moral aumenta ainda mais em organizações desorganizadas e desestruturadas, por isso, podemos dizer que a empresa deve adotar uma cultura com base numa política inibidora contra o assédio. Essa linha de pensamento é confirmada pelo entrevistado, segundo ele:

“Eu acho que a causa do assédio moral dentro da minha empresa, está relacionada diretamente a cultura da empresa, já que os próprios donos são os que mais praticam assédio além de disseminar a ideia dentre os gestores que o assédio faz parte da gestão.

Categoria 3 – Consequências do assédio moral em organizações

O assédio moral, desenvolvido na relação de trabalho, causa diversas consequências à saúde da vítima. A humilhação repetitiva e prolongada, invade a vida íntima e profissional do empregado, com grave consequência a integridade físico-psíquica, afetando diretamente sua autoestima e produtividade. Segue a opinião do entrevistado sobre o tema:

“... gerou o sentimento de desvalorização e desmotivação em relação a mim e ao meu trabalho, além de ter me causado um dano físico no momento do ocorrido, pois fiquei muito nervosa, cheguei a chorar e ficar com o corpo trêmulo por vários minutos. ”

Categoria 4 – Métodos Preventivos/Tratativas contra assédio moral em organizações

O empregador tem o dever de garantir um ambiente de trabalho adequado aos subordinados e de tomar medidas para eliminar toda e qualquer forma de humilhação, constrangimentos e discriminações no trabalho, mostrando aos seus colaboradores que todos têm um tratamento igual. Foi constatado durante a entrevista que a empresa não possuía um método de tratamento ou prevenção em relação ao assédio como exposto pelo entrevistado:

“ Não há nenhuma ação por parte da empresa, nem através do RH, nem por parte da diretoria já que eram os maiores causadores de assédio. Eu acho que a empresa deveria implementar ações preventivas como: regras de convívio no ambiente de trabalho, palestras educativas, um núcleo/setor responsável por tratar de possíveis casos, programas de incentivo por boa conduta.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com