TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM A EMPRESÁRIA ELIANA EMÍDIA LOPES

Por:   •  20/2/2016  •  Exam  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

ENTREVISTA COM A EMPRESÁRIA ELIANA EMÍDIA LOPES

A Entrevistada é mineira de Caratinga. Na infância trabalhou na lavoura no interior de Minas, depois na adolescência foi para a capital Belo Horizonte trabalhar como empregada doméstica. Em 2001, ela e seu marido vieram para Boa Vista, onde ela se tornou uma vendedora de livros. Depois de fazer cursos, se tornou empreendedora. A loja dela vende produtos que auxiliam as mulheres em sua sexualidade.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Nome: Eliana Emídia Lopes

Nome do Empreendimento: Fantasias do Amor Sex Shop

Endereço e Telefone do Empreendimento:

Loja 1: Av. Via das Flores No. 1732 - Bairro: Pricumã.

Loja 2: Av. Ville Roy No. 5254 (Próximo à Loja Sukatinha).

Telefone: (95) 3626-6826

Grau de Instrução: Cursando Psicologia na Faculdade Cathedral

Tempo do Empreendimento: Desde abril de 2013. Dois anos e dez meses.

Fale um pouco sobre as suas origens, sua família, pais e outros parentes.

Minha infância foi de muita pobreza e dificuldades no interior de Minas Gerais. Minha mãe era lavadeira e meu pai trabalhava numa pedreira, ambos eram analfabetos.

O que os pais fazem? Existe algum Empreendedor em sua família?

Meus pais trabalhavam em lavoura. Somos ao todo dez irmãos que, desde muito novos, tínhamos que sair para trabalhar. Lembro que, com 8 ou 9 anos, eu e minha irmã íamos para feira juntar os restos de verduras que eles jogavam fora, para nos alimentar e dar para as galinhas e porcos que minha mãe criava. Com 11 anos nós colhíamos café nas lavouras de 4 horas da manhã até de tardinha, alimentando-nos com apenas uma marmita.

Falar sobre sua formação. Foi boa aluna? Gostava de estudar? Como aprende melhor?

Não, na verdade peguei o gosto pelo estudo agora que estou cursando psicologia. Na minha época de criança e adolescente eu não via muito futuro nos estudos pois eu tinha que trabalhar. Os meus pais também eram analfabetos, então eles nem cobravam e influenciavam a mim e a meus irmãos.

Qual(is) motivo(s) influenciou(aram) a empreender e porque escolheu o segmento em que atua?

Eu sempre fui muito comunicativa e gosto de me relacionar com pessoas! Por isso escolhi o empreendedorismo. Escolhi o seguimento dos produtos sensuais porque é um mercado novo em nosso Estado.

Como surgiu a ideia de ser empreendedor(a)?

Fui para o SENAC e fiz cursos de cabeleireira, depilação, massagem e entre outros. Recordo que, quando eu estava no curso adaptei no tanque de lavar roupas um lavatório e comecei a fazer escova. Eu cobrava bem baratinho, pois queria adquirir experiência. Quando terminei o curso montei um salão. Tive muitas clientes e fiz várias amizades, mas com o passar do tempo adquiri uma séria alergia por conta das progressivas, alisamentos e colorações e fui aconselhada por um médico a não trabalhar com químicas pois o dinheiro que eu ganhava mal daria para pagar tratamentos. Comecei dentro do salão a vender produtos de sex shop e me identifiquei tanto com este mercado que aos poucos fui acabando com salão e aumentando a loja.

Como identificou oportunidades no mercado para atuação na área?

É porque é um mercado que trabalha com a qualidade de vida das pessoas promovendo oportunidades para além da loja como também palestras em eventos. Roraima é um Estado que adotei. Apesar de ser um mercado novo, há um público que gosta e consome este tipo de produto e a procura cresce a cada dia.

Como resolve problemas? Possui um método próprio?

Eu procuro sempre olhar o lado positivo de tudo e transformar os meus sonhos em energia para trabalhar todos os dias. Procuro sempre pedir conselhos de meu marido, filhos e amigos.

Qual(is) mudança(s) ocorreu(ram) na organização desde a sua implantação até os dias de hoje que foi(ram) fundamental(is) para o crescimento da organização? E o que levou a essa(s) mudança(s)?

Tive que treinar minhas vendedoras, promover a loja nas redes sócias, e procurar meios de deixar o cliente mais à vontade como por exemplo uma sala privada para próteses e masturbadores.

Considerando a sua experiência profissional como empreendedor(a), em que situação essa experiência tem influenciado na organização e em você?

Passei a testar os produtos e selecionar os melhores – eu era o ratinho do meu laboratório! Comecei a fazer cursos online, ler livros, me informar sobre o assunto de sedução e sexualidade. Viajei para São Paulo, fiz curso com Nelma penteado e Sabah Baruk – pompoarista há mais de vinte anos.

Dentro da organização, quais valores (exemplo... honestidade, respeito, compromisso, etc) você considera que são primordiais para o bom funcionamento da organização e como são repassados esses valores?

A transparência e o respeito entre as funcionárias e os clientes. Eu procuro passar esses valores à minha equipe por meio de reuniões e dinâmicas.

Na sua visão de empreendedor, quais competências (exemplo... iniciativa, criatividade, inovação, etc) que seriam necessárias para que um empreendedor tenha sucesso nos negócios?

A pessoa tem que ser criativa e destemida. Deve também está por dentro da economia atual de seu país e estado para que não extrapole a lei da oferta e procura ocasionando em crises.

Como lida com o fracasso?

Eu procuro ver os lados positivos e lidar com isso como uma oportunidade de crescimento.

Qual o seu trabalho na empresa?

Eu sou o que a minha equipe estiver precisando rsrsrs. Eu vendo os produtos, vou a eventos falar sobre autoestima e qualidade de vida entre o casal e também sou conselheira de minhas funcionárias e clientes que passam por crises.

Em que área gosta de se concentrar?

Nas palestras. Eu gosto de sentir que estou ajudando a melhorar a qualidade de vida dos meus clientes. Por isso atualmente estou focada na minha graduação de psicologia e pretendo fazer cursos de especialização em sexologia.

Quantas pessoas trabalham com você?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (124.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com