TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO GOVERNO E MERCADO

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

DISCIPLINA: ESTADO, GOVERNO E MERCADO

POLO: TRÊS RIOS

PROFESSORA: DRª. PRISCILA RISCADO

ALUNO: EMERSON GOMES BALBINO

ATIVIDADE: I

Atividades de Aprendizagem das Unidade 1 - responder as perguntas de “Atividade de Aprendizagem” da Unidade 1

 

Questão I – Explique como é possível observar a relação entre Estado, Governo e Mercado, no contexto contemporâneo.

Questão II- Em linhas gerais, como se constituiu a teoria Marxista?

               Adveio da conjunção de diferentes correntes do pensamento humano, a filosofia clássica alemã, em particular aquela formulada por Hegel, a história política francesa e a economia política inglesa, nessa com referência, sobretudo, a Smith e Ricardo. Dessas serviu de propriedade para estruturar seu pensamento, respectivamente, a dialética, a luta de classe e a teoria do valor. Por essa razão o arcabouço marxiano sustenta-se numa análise dialética materialista e histórica das incursões sociais da humanidade, determinada pela interação entre desenvolvimento das forças produtivas, relações de produção e luta de classe. Com isso a herança político-cultural formada a partir daí se configurou em Marx, primordialmente como crítica ao capitalismo - com vista à possibilidade de subversão revolucionária desse sistema. Como a literatura marxiana foi vasta e atravessa um conjunto de saberes que reconhecidamente diz respeito ao campo de diversas áreas como Filosofia, História, Sociologia e Economia, costuma-se subdividir o desenvolvimento de seu pensamento tendo por baliza determinados períodos históricos de elaboração teórica.

                 

Questão III- Como se explica, a luz da teoria Marxista, a categoria (ou o conceito) Trabalho?

                O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano. A partir dessa perspectiva, o trabalho seria o bem mais importante do homem e aliená-lo, isto é, transferir o direito de proveito dos frutos desse trabalho para outra pessoa, seria o mesmo que alienar o direito à própria vida.

Questão IV- Em quais ideias principais se baseia o liberalismo?

                  - Que o Estado foi criado para servir ao indivíduo, e não o contrário. Os liberais consideram o exercício da liberdade individual como algo intrinsecamente bom, como uma condição insubstituível para alcançar níveis ótimos de progresso. Dentre outras, a liberdade de possuir bens (o direito à propriedade privada) parece-lhes fundamental, já que sem ela o indivíduo se encontra permanentemente à mercê do Estado.

                   - Responsabilidade individual. Não pode haver liberdade sem responsabilidade. Os indivíduos são (ou deveriam ser) responsáveis por seus atos, tendo o dever de considerar as consequências de suas decisões e os direitos dos demais indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com