TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA

Por:   •  22/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Estrategia

É o potencial de uma estratégia que indica se a corporação terá vantagem competitiva ao adotá-la. Ou seja, uma boa estratégia organizacional garante vantagem na disputa pela preferência de sua clientela em um ambiente de concorrência (COSTA, p.57). Medir o grau de efetividade de uma estratégia não é uma tarefa simples. Ainda podemos encontrar muitas discussões quanto à utilização de indicadores mais adequados. Durante muito tempo, indicadores de maximização de lucros aos acionistas foram o foco da gestão estratégica. Atualmente, essa posição é questionada porque prioriza resultados de curto prazo e não garante sustentabilidade e longevidade à organização. O que parece um consenso na gestão contemporânea é conquistar a vantagem competitiva sustentável por meio do valor entregue ao cliente (KLUYVER, p.19). “Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço.” (KOTLER, 2000, p.56) Estudiosos da área da administração estão sempre à procura de medições efetivas, equações ideais ou fórmulas seguras que possam embasar as decisões gerenciais. Um estudo conduzido por Joyce, Nohria e Roberson, em parceria com a McKinsey & Co., identifica oito práticas gerenciais indispensáveis à geração de resultados superiores. (KLUYVER, p.24-28).

A definição do mix de indicadores que possam avaliar o desempenho de uma organização não deve limitar-se a dados contábeis. Ao conselho de administração – responsável por dirigir os negócios da empresa – sugere-se a concentração de esforços nos seguintes elementos: orientação estratégica; alocação de recursos; liderança; responsabilidade financeira; controles operacionais; proteção aos consumidores, funcionários e comunidade; litígio e disputas; crises e contingências; prioridades gerenciais; desempenho passado/presente; determinantes de resultados de desempenho e potencial de desempenho. (Kocourek, Burger e Bichard, apud KLUYVER, p.39-40).

CONCEITOS

Balanced Scorecard – Ferramenta gerencial que traz informações sobre clientes, competências, finanças, inovação e aprendizagem organizacionais. Essas informações fornecem uma visão rápida e abrangente sobre os negócios, baseando as decisões estratégicas. Competências Organizacionais – Capacitações da empresa que a diferencia e a faz alcançar seus melhores resultados. Ecossistema de Negócios – Redes de parceiros, fornecedores e clientes nas quais as empresas alcançam êxito ou fracasso como um todo coletivo. (KLUYVER, p.9) Estratégia – Um dos primeiros significados para estratégia foi “a função do general”, ou seja, sua responsabilidade em conduzir o exército pelo melhor caminho até a vitória. Gestão Estratégica – “[...] É uma forma eficaz de estimular o crescimento e garantir a sobrevivência da organização, no seu processo de adaptação às transformações no seu ambiente externo e interno”. (COSTA, p.63)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com