TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS - ATIVIDADE

1. “Você sabia que os icebergs mostram apenas 10% de sua massa sobre a superfície da água? É incrível notar como estes fenômenos da natureza podem ser extremamente perigosos para aqueles navios que se aventuram nas águas do oceano (...) Um navio pode estar a uma distância ‘segura’ de um iceberg, mas, mesmo depois de avistar o iceberg, pode, sem mesmo saber como aconteceu, colidir com ele e causar danos irreparáveis ao navio ou mesmo o naufrágio. Isso aconteceu porque o que se vê sobre a superfície das águas é o que chamamos de percepção, aquilo que nos ressalta aos olhos. Mas aquilo que está abaixo da superfície das águas é a realidade: aquilo que normalmente não conseguimos enxergar, mas que pode ser a causa de muitas coisas boas ou ruins.” (FERREIRA, 2012.)

[pic 1]

Analise o texto e a imagem acima. Que relação podemos fazer entre o texto e os processos de negócio no ambiente organizacional? Qual a percepção das pessoas diante dos processos organizacionais?

Resposta:

Quando vemos uma organização em pleno funcionamento, não temos noção da quantidade de planejamento e trabalho dispendido para o resultado final que é ser eficaz e eficiente, gerando lucros.

Podemos correlacionar a imagem do iceberg com uma organização facilmente, onde os 10% sobre a superfície da agua seria a organização de forma física, em pleno funcionamento e os 90% abaixo da superfície seria o trabalho real necessário para que a empresa funcione. Trabalho esse que consiste em planejar, executar, organizar, controlar para que o resultado final seja satisfatório.

Dessa maneira, podemos dizer que os processos organizacionais fazem parte da realidade das organizações (os tais 90%), pois mapeiam, modelam, desenham e redesenham os processos internos, com o objetivo de constante melhora no atendimento aos clientes, fazendo-as assim se tornarem mais competitivas no mercado, acompanhando tendências globais.

 

“De acordo com Chiavenato (2000, p.166) um processo é um conjunto de atividades estruturadas destinadas a resultar em um produto específico para um determinado cliente ou mercado. É, portanto, uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, tendo um começo e um fim e entradas e saídas claramente identificadas. É uma sequência linear de ações que se sucedem.”

Identifico dois tipos de percepção dos processos organizacionais: Algumas pessoas entendem que os processos geram burocratização, resultando em ineficiência e engessando procedimentos. Outras pessoas veem de forma positiva, entendendo que os processos tem por objetivo a visão clara dos procedimentos adotados pela empresa e organização de tramites internos, gerando melhores formas de fazer a mesma tarefa.

De maneira geral, as pessoas tem certa resistência ao novo e acabam se opondo às formas de processos organizacionais que as empresas planejam implantar. Acredito que a gestão por processos é muito mais benéfica aos funcionários, mudando o estereótipo de simples desenvolvedores de tarefas já existente por um perfil mais dinâmico, participativo, realizador e incentivador de melhoras nos processos em geral para a equipe e para os clientes. A maioria das empresas atuais valoriza o perfil de funcionários visionários, envolvidos com a missão e com o sucesso da organização em geral, pois esses acreditam que o sucesso e crescimento da empresa impulsionará seu próprio sucesso pessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com