TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAÇÃO NA VIDA ORGANIZACIONAL

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

LEITURA E ESTRUTURAÇÃO DA VIDA ORGANIZACIONAL

‘Ler’ uma organização é aumentar nossas opções de intervenção eficaz. A capacidade de ler e entender o que esta acontecendo numa organização é competência administrativa básica, especialmente agora, quando a gestão da mudança é uma das maiores preocupações das empresas. Podemos ler uma empresa em dois diferentes pontos de vistas, onde adotamos uma perspectiva para lidar com os problemas apresentados e do ponto de vista de um crítico social e analista político. Juntas ilustram como mobilizar idéias geradas por diferentes metáforas para identificar e entender as dimensões básicas da situação.

Tivemos a empresa MULTICOM como exemplo, uma empresa que foi criada por dois amigos que trabalharam durante anos juntos numa empresa de comunicação de porte médio. Decidiram partir para um negócio próprio e por em prática suas idéias de uma boa empresa de RP, levando junto para a sociedade mais dois colegas, com idades e estilo de vidas diferentes. Eles trabalhavam muito, e com isso a reputação, a equipe e o faturamento da empresa cresceram junto. Em pouco tempo, trabalhando de cedo á noite, cada um dos sócios ganhava quase o dobro de seus antigos salários. No entanto esse ritmo de vida e as longas horas de trabalho começaram a afetar a vida dos sócios majoritários devido a compromissos familiares e pouco tempo para lazer, fato que não interferia na vida dos outros dois sócios, ambos solteiros e 10 anos mais jovens que discordavam que a empresa precisasse ser mais organizada.

Com o passar do tempo, ficou claro as diferenças filosóficas quanto á maneira que o escritório devia funcionar. Para os sócios maiores, organizar as idéias era um meio de se obter sucesso a longo prazo, para os mais jovens a firma estava produzindo e os clientes estavam batendo na porta, alegavam que era somente isso que importava. Após várias reuniões e sem nenhum consenso de idéias sobre o que devia ser feito. Após 5anos de MULTICOM, seus sócios maiores deixaram a empresa e montaram uma nova firma. Graças a um grande número de clientes fiéis a MULTICOM continuou sólida, porém perdeu gradualmente a reputação de empresa líder. A nova firma, no entanto conseguiu muitos desses clientes e adotando o estilo pioneiro da Multicom a empresa firmou-se como inovadora e talentosa, e viam suas diferenças com os antigos sócios como uma experiência de aprendizado e que os ajudou a encontrar uma condição de trabalho ainda mais lucrativa e satisfatória.

Várias metáforas podem ser usadas para entender o padrão dos eventos ocorridos nesta empresa. Uma leitura reflexiva exige que fiquemos abertos a todas as possibilidades e depois descubramos as maneiras de integrar as idéias para alcançarmos nossos objetivos. A dificuldade que algumas pessoas tem é saltar imediatamente para a avaliação em vez de se deixarem influenciar por idéias de diferentes pontos de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com