TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: FLUXO DE PROCESSO DE CLIENTES EM UM RESTAURANTE

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO: FLUXO DE PROCESSO DE CLIENTES EM UM RESTAURANTE

 

Situação problema:

Um restaurante oferece dois tipos de cardápio no centro de São Paulo: cardápio rápido e cardápio à la carte. O fluxo de processo para ambos os tipos de clientes é mostrado no diagrama abaixo. Ambos os tipos de clientes são processados primeiro pelas etapas A1 e A2. Os clientes do cardápio rápido passam, então, pelas etapas A3 e A4, enquanto os clientes do cardápio à la carte passam pelas etapas A5, A6 e A7. Os dois tipos de clientes terminam na mesma estação de pagamento A8. Os números entre parênteses indicam os minutos necessários para a atividade do processo para um cliente.

[pic 1]

  1. Qual é a etapa gargalo para os cardápios rápidos e à la carte?

Gargalo é quando algum ponto especifico dentro da etapa acaba por retardar, encarecer ou até, empacar a produção. Dessa forma, para o cardápio rápido e à la carte, a etapa  gargalo será aquela que há uma maior quantidade de tempo para ser finalizada. Portanto para o cardápio rápido será a etapa A4 e para o cardápio à la carte será a etapa A6.

  1. Qual é a capacidade (medida como clientes atendidos por hora) desse restaurante para processar cardápios rápidos e à la carte? Suponha que nenhum cliente esteja esperando no passo A1, A2 ou passo A8.

Cardápio rápido:

A3 -> 12 minutos

A4-> 15 minutos

Total: 12 + 15 = 27

Total : 27 minutos.

27x2= 54 minutos (Duas pessoas podem ser atendidas em até 1 hora com o cardápio rápido).

Cardápido à la carte :

A5-> 5 minutos

A6-> 20 minutos

A7->12 minutos

Total: 5+20+12

Total: 37 minutos

37x1 = 37 minutos (Apenas uma pessoa pode ser atendida em até 1 hora com o cardápio à la carte).

  1. Se 60 por cento dos clientes são de cardápios rápidos e 40 por cento de cardápios à la carte, qual a capacidade média do restaurante em clientes por hora?

60% -> Cardápio rápido -> 0,6x2= 1,2

40% -> Cardápio à  la carte -> 0,4x1=0,4

1,2+0,4=1,6 clientes por hora.

  1. Onde você esperaria que os clientes do cardápio rápido enfrentassem fila de espera, supondo que novos clientes estejam sempre entrando no restaurante e que nenhum cliente à la carte esteja na loja? Onde os clientes à la carte teriam de esperar, supondo que não haja nenhum cliente de cardápio rápido?

Os clientes de cardápio rápido enfrentariam fila de espera nas etapas A3 e A4, enquanto os clientes do cardápio à la carte enfrentariam fila de espera nas etapas A6 e A7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com