TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Fluxo de Caixas - Harvard

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos

REFERÊNCIA: HERTENSTEIN et al. Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos. Harvard Business School. Novembro,1998. 

O estudo de caso de Hertenstein, conta a saga de John Stacey, um engenheiro de vendas da empresa Aldhus Corporation que devido a um atraso de voo, havia perdido sua aula de contabilidade no MBA em que estava matriculado, por sugestão do diretor pessoal da empresa, cujo tema era sobre demonstração de fluxos de caixa.

John Stacey tinha certeza de que o assunto dessa aula iria cair no teste que fazia parte de cada aula semanal, então conseguiu algumas anotações de classe com um colega que não foi o suficiente para a compreensão do tema, e resolveu alinhar com Lucille Barnes, a controller assistente da Aldhus que, após marcarem de se encontrar, ela lhe entregou três demonstrações de fluxos de caixa dos relatórios anuais de empresas de alta tecnologia e explicou-lhe sobre tais.

Lucille fez questão de ressalta a importância da demonstração do fluxo de caixa para uma empresa, pois é capaz de espelhar a real situação de uma companhia, sendo por vezes mais eficaz que o balanço patrimonial ou demonstração de resultados. Ela orientou John nos seus estudos e demonstrou os fluxos de caixa em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento, onde cada parte mostra as entradas e as saídas de caixa associadas a cada tipo de atividade.

As atividades operacionais mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócios da empresa. As atividades de investimento mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda, bem como para a concessão e cobrança de empréstimos. E por fim, atividades de financiamento que mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.

Lucille explicou a John que a demonstração de fluxos de caixa pode variar de um país a outro. Por exemplo, na empresa inglesa os juros estão incluídos na seção das atividades de financiamento, enquanto que na americana os pagamentos de juros estão na seção de atividades operacionais. Assim que, será necessário fazer alguns ajustes se quiser comparar uma empresa inglesa a uma americana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com