TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO “O JEITINHO GOL DE VOAR” – CAP 5 DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

ESTUDO DE CASO “O JEITINHO GOL DE VOAR” – CAP 5 DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

________________________________________

________________________________________

________________________________________

TUTORA

 MORGANA BARATTA MONTEIRO DE MELO NUNES

Fortaleza - CE

Setembro/2019

[pic 2]

RESPOSTAS

R1

Estratégia de crescimento – Buscou novas oportunidades dentro do mercado, tendo iniciativa para enfrentar as mudanças ambientais, seguido pelo crescimento externo com a adesão da Varig. Obtendo a vantagem de poder baixar mais os preços das passagens, atraindo assim um público de classe média baixa. Que só foi possível devido de usarem aeroportos com tarifas menores, manter a maior parte do tempo sua frota em vôo dentre outras medidas cruciais para a baratear as passagens pela empresa gol.

R2

Missão: A Gol continua com a sua proposta inicial de baratear as passagens por meio de melhorias tecnológicas da frota aérea e por um sistema organizacional onde a maior parte da frota é utilizada, evitando gastos por erros de planejamento.

Visão: Ampliou de acordo com suas conquistas, antes buscava ser uma grande empresa aérea nacional, agora adquire outras empresas com o objetivo de entrar em mercados internacionais.

R3

Sim. A compra da Varig propiciou a manutenção da missão da sua missão e marcou o início da sua internacionalização, foi uma mudança de estratégia, pois adotou a estratégia de crescimento externo, pois antes se preocupava principalmente com a estratégia de penetração de mercado. A aquisição da Varig forçaria a GOL a buscar novas estratégias para se manter agora também em outros países. Essa alteração de estratégia revela a evolução que a Gol teve no decorrer do tempo, pois ambas estratégias almejam o crescimento

R4

Ambas são empresas que prestarem um mesmo tipo de serviço. Consequentemente, os serviços prestados se assemelham e traçam estratégias para se manterem juntas, concorrentemente, em um mesmo mercado. São parecidas quanto à grandeza, qualidade, competência e efetividade, não apenas no Brasil, mas em outros países. Cada com sua maneira de trabalhar com estratégias e orçamentos que dispõem, contudo, estão com certeza no mesmo nível de preocupação quanto aos serviços prestados.

R5

A ameaça de novos entrante no mercado e de produtos substitutos é uma clara preocupação das organizações, tendo assim o receio de perder mercado para empresas de transporte terrestre e para a recém criada Azul, outra empresa do ramo de aviação. Com mais opções de uma mesma oferta de produto, com preços semelhantes, aumenta o poder de barganha de fornecedores e clientes, logo, outros fatores farão com que o cliente tome sua decisão final. A concorrência é uma força fácil de identificar, porém, é provavelmente a mais difícil de contornar. Procurar sempre inovar, como fez a TAM ao unir-se à Lan é sem dúvida um diferencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (900.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com