TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de Caso do livro Administracao Teoria e Pratica No Contexto Brasileiro

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Aluno: Matheus Coimbra Moraes

Professor: Tadeu Gomes Teixeira

ESTUDOS DE CASOS

1.Rumo ao título

1- identifique os princípios de Fayol encontrados no caso, relacionando-os a passagens do texto.

Texto

Princípios de Fayol

“Vocês são um time, uma equipe, e precisam agir como tal! Todos devem se comportar como se fossem uma só ‘entidade harmônica’ e precisam colocar

os interesses do grupo e do time acima dos seus próprios!”, dizia ele. Além disso, o sueco trabalhou a questão disciplinar: “Os jogadores precisam cumprir os horários e as determinações do clube e devem respeitar as minhas decisões”.

  1. Espirito de Equipe
  2. Subordinação do interesse individual ao geral
  3. Disciplina
  4. Hierarquia

Enrif Aiol procurou separar o campo em áreas, ordenando os jogadores por setores. Outra mudança interessante foi que cada

jogador ficou responsável por uma tarefa específica de cada setor, como cruzar, marcar e chutar.

  1. Divisão do trabalho

“Comigo, não existe apenas um capitão na equipe, existe o responsável pela defesa, pelo meio campo defensivo, setor de criação e ataque”, conta ele. “Todos devem se reportar diretamente a mim, na beira do campo. Dessa forma, fica clara a linha de autoridade existente e a hierarquia do time.”

  1. Divisão do trabalho
  2. Autoridade e responsabilidade
  3. Unidade de comando
  4. Unidade de direção

Além disso, o sueco Enrif passou a incentivar os comandados a opinarem sobre as escalações e táticas montadas. Por fim, o técnico implantou uma verdadeira revolução no sistema de remuneração do clube, atrelando-a não apenas aos títulos e gols marcados, mas também aos passes certos, desarmes, defesas difíceis e assistências.

  1. Iniciativa
  2. Remuneração do pessoal
  3. Equidade

2.Quanto “Vale” Roger Agnelli?

1-Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador. De que maneira essas habilidades gerenciais foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

        Como habilidade conceitual, acertou suas decisões após ocupar o cargo de diretor-administrativo usando ótimas estratégias. Quando Roger Agnelli promove a estruturação da empresa, vendendo todas as que não tinham ligação com o minério e promovendo um diálogo simples na cúpula da CVRD, ele almejava reproduzir experiência de sucesso já aplicada no Bradesco.

        Com habilidade humana, da eficiente habilidade do executivo de influenciar as pessoas no trabalho. Possuía uma ótima comunicação, motivando e influenciando positivamente devido sua facilidade de relacionamento.

        E como habilidade técnica, com sua facilidade fazer negócio, fez com que a produção de minérios aumentasse e a aceleração do processo de tomada de decisões, a ponto de atingir o mercado exterior, tornando a companhia conhecida mundialmente e alcançando o segundo no rank mundial do seu setor.

Na medida em que Roger Agnelli subia na hierarquia das empresas em que trabalhou, Bradesco e CVRD, cada habilidade se tornava expressiva naquele momento e menos em outro. No início da carreira, o que contou foram os relacionamentos conquistados com os funcionários de alto escalão do Bradesco - neste momento prevaleceu a Habilidade Humana do executivo. Na reestruturação da CVRD, contou a experiência de Agnelli adquirida no Bradesco - nesse caso prevaleceu a Habilidade Conceitual. A formação em economia ajudou muito, o que pode ser caracterizado como a prevalência da habilidade Técnica.

2-Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da Vale? Como os solucionou?

Se deparou características negativas herdadas dos tempos como estatal. Para isso, a elevação da produtividade era uma meta constante na gestão de Agnelli, a fim de incentivar sempre os funcionários a agilizar processos. Estimulando a comunicação interna, o executivo buscava acelerar a rapidez da tomada de decisões, garantindo respostas rápidas às oportunidades e aos problemas, o que é vital em um setor globalizado e competitivo como o da mineração.

3-Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da Vale? Dê exemplos de cada um deles.

Por ser considerado um líder responsável pela excelência dos resultados de uma empresa conhecida mundialmente, Agnelli conquistou influência mundial e pela dedicação surpreendente ao trabalho, o executivo tem servido de exemplo aos demais funcionários. Que se caracteriza pelo papel interpessoal. Papéis informais, A atitude de Roger de reunir sua cúpula diretora em uma única sala, forma de agilizar a comunicação e torná-la frequente. Papéis decisórios, estabeleceu metas a serem seguidas em busca dos objetivos estabelecidos, introduziu o sistema de reajustes trimestrais.

4-Consideraria Roger Agnelli um típico administrador brasileiro? Que traços do sistema cultural brasileiro são evidentes no seu estilo de gestão?

Ele possui alguns traços de um típico administrador brasileiro.  É evidente o personalismo, no qual é demonstrado na capacidade de liderança e influência sobre os demais. Paternalismo, devido às responsabilidades adotadas por ele e o comando das relações interpessoais e tomada de decisões.

5-Concorda com a opção do executivo em continuar ligado ao setor de mineração com a AGN Participações?

Sim pois ele já possui todo o conhecimento administrativo necessário para atuar no setor, além de contatos e entendimento do negócio.

3.Em razão de qual função deve viver o administrador?

1-Qual lhe parece ser a função de administração mais importante?

O planejamento, pois consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitem alcançá-los e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. Sem planejamento não há um norte definido para a empresa e seus integrantes seguirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com