TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO VINÍCOLA DA SERRA

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

ESTUDO DE CASO VINÍCOLA DA SERRA

VIDEIRA

2012

Na última segunda-feira 09 de abril estivemos visitando a Vinícola da Serra em Pinheiro Preto, para fazermos um estudo de caso na disciplina de Marketing. A vinícola surgiu em 1.999 e situa-se na Linha Boa Esperança, é uma empresa familiar tendo como objetivo elaborar vinhos artesanais aliados a tecnologia, dedicação, paixão e responsabilidade. Produz vinhos de mesa, produtos artesanais como a grappa, cachaça, licores, doces, compotas, frutas cristalizadas e suco de uva, complementando com a representação de cosméticos todos à base de óleo de semente de uva e extrato de vinho, e está a pouco tempo começando se aventurar na produção de vinhos finos.

A Vinícola nos ofereceu visitação mostrando o processo de elaboração dos vinhos com um detalhe em especial que é uma passagem subterrânea pelo túnel do tempo (espaço onde a história da família é contada através de telas), cave de envelhecimento, degustação e venda dos produtos.

Observando o trabalho desenvolvido pela família observamos eu uma importante experiência de marketing usada pela empresa é a de que desde que eles começaram estão priorizando a produção de vinhos coloniais e com paciência vem se aventurando na produção de finos, os quais tem um tempo de produção e um público alvo bem diferente dos atingidos atualmente pela vinícola. Além de tudo a produção artesanal é um importante diferencial competitivo mantido por eles em relação aos concorrente, e é nesse diferencial que eles desenvolvem seu plano de Marketing. Pelo tempo que já estão no mercado podemos perceber eu o plano de Marketing da empresa está alem de correto obtendo sucesso.

A forma com que a empresa atende o público fornecendo vinhos em garrafas ou garrafões, para clientes especiais ou em supermercados mostra que suas estratégias são focadas em levar ao cliente uma imagem baseadas na tradição e na confiança em torno das pessoas e da marcas, isso é evidenciado na parte que observamos que nenhum dos produtos leva o nome Vinícola da Serra e sim outra duas marcas, cada focado num ramo de produtos e num publico.

O Público alvo da empresa não é grandes apreciadores e sim um público mais simples, mas não menos exigente, até pelo tipo dos seus produtos, que não são vinhos finos e sim vinhos produzidos com uvas e seus próprios parreirais e de produtores da região e pelo tipo de uvas que são produzidas em Pinheiro Preto e nas cidades vizinhas onde são adquiridas. Um vinho fino necessitaria se uvas produzidas em outras condições climáticas e seria demandado por outro tipo de público, condições estas um pouco distantes da empresa atualmente, além disso, a estrutura física da empresa esta toda planejada para a produção deste vinhos, apesar dos primeiros lotes de vinhos finos que estão começando a serem produzidos, estes vinhos são resultado de uma experiência nova da empresa e seu resultado será avaliado daqui alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com