TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ZARA

Por:   •  19/1/2020  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Cristiane Barreto Oliveira

Trabalho da disciplina GESTÃO DE OPERAÇÕES,     PRODUÇÃO E SERVIÇOS.

Tutor: Prof. José Manuel Bernar Borges Lourenço

Recife

2019


 ZARA: MODA RÁPIDA

Referências: PANKAJ GHEMAWAT E JOSÉ LIOS NUENO

O texto relata sobre o crescimento da Marca Zara, dificuldades, logística, concorrentes e um pouco sobre sua história da fundação até os tempos atuais. A Inditex (Industria de Diseño Textil) foi fundada por Amancio Ortega em 1975, que em meio século antes trabalhava como office-boy.

A Zara tinha três principais concorrentes, são eles; GAP, H&M e Benetton, que são empresas Americanas, Suecas e Italiana. A Zara é da Espanha na região da Galícia(noroeste) terceira região mais pobre da Espanha.

Um dos principais desafio da Zara era a expansão e a logística na fabricação das peças. Estudos mostravam a variação de consumo por região, por exemplo:  Na Inglaterra as pessoas compravam com base em afinidade social, os francês por variedade e qualidade, os alemães por preço, já os espanhóis compravam roupas 7x ao ano.

Para expandir de forma correta e assertiva a Zara levou em consideração uma pesquisa feita por consultores da Mckinsey que identificou: escolher um valor especifico, ao invés de concorrer com toda a cadeia de valor, enfatizar parcerias, investir em marca, minimizar investimentos e abstrair diferenças internacionais de preço.

Em 2001 a Inditex operava com 1.280 loja em todo o mundo, sendo 515 fora da Espanha, a empresa empregava mais de 25 mil pessoas. A Zara investia pesado em logística de fabricação e destruição e na área de desenvolvimento de TI. A empresa tem seu próprio sistema de distribuição centralizado, toda mercadoria passa pelo centro de distribuição de Arteixo que funciona em 2 turnos e tem sistema de rastreamento.

Sobre o Marketing da empresa o texto relata um fato interessante, que nas primeiras lojas em determinados Países, era tipo uma loja carro- chefe, tinha o papel de identificar e refinar os gostos pessoais e locais que estava inserido e ai sugeria o mix de produto que seria ofertado naquela praça. Ou seja, seria a diretriz que as lojas iriam seguir.

Com o passar dos anos, a marca cresceu e se consolidou no mercado de roupas e acessórios por todo o mundo. Mas, como nem tudo são flores em 2011 a Zara Brasil passou por um momento delicado, não retratado no estudo de caso apresentado, porem se uma importância.

A Zara Brasil foi notificada por trabalho escravo, onde respondeu em juízo, pagou multa e teve sua imagem dentro do País um tanto quanto rachada por assim dizer. Esse escândalo surgi-o em São Paulo, onde 15 funcionários foram encontrados em situação escassa de trabalho, a marca já tinha passado por isso em outros Países, onde nas etiquetas os funcionários colocava aletas do tipo “essa peça que você está comprando me fez trabalhar excessivamente”. Esse tipo de situação de trabalho escravo não era só algo da Zara, vários outras grandes empresas também foram flagradas com tal pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com