TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO: Clássicos da Sociologia

Por:   •  25/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO: Clássicos da Sociologia

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ÉMILE DURKHEIM:

  1. O que é fato social e quais são as suas características?

R: São maneiras de agir, pensar e sentir, exteriores ao individuo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõe a ele.  O fato social pode ser exterior (existem antes do individuo e fora das consciências individuais, que pode ser entendida como a existência de um fenômeno social que atua sobre os indivíduos, mas independe das vontades individuais), coercitivo (possuem força imperativa, impõe sobre nós, obrigação moral, que pode ser entendido como a força que exercem sobre os indivíduos obrigando-os através do constrangimento a se conformarem com as regras, normas e valores sociais vigentes) e geral (são expressões coletivas, que pode ser entendida como a manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.).

  1. Dê exemplos de fatos sociais que fazem parte do seu cotidiano e explique, a partir da abordagem durkheimiana, porque eles podem ser reconhecidos como tais.

R: Um exemplo de fato social é a educação imposta aos indivíduos (coercitividadade) que já tem uma existência como instituição anterior aos membros da sociedade (exterioridade) e é um fenômeno que se verifica na totalidade da sociedade (generalidade). Ela é exterior ao individuo, ou seja, a falta de uma pessoa não altera a realidade.

  1. Explique qual a importância da visão do trabalho para Durkheim?

R: A função da divisão do trabalho para Durkheim é estabelecer a ordem moral e social, criar sentimentos de solidariedade , supor dependência e possibilitar as trocas. Para Durkheim a divisão do trabalho é algo positivo, pois ela analisas forças morais que estruturam a vida coletiva.

  1. Caracterize, de modo aprofundado, o tipo de solidariedade mecânica.

R: A sociedade baseada em solidariedade mecânica não possui divisão do trabalho social e apresenta uma forte consciência coletiva, ao mesmo tempo que uma grande determinação e uma autoridade coletiva absoluta. Atribui um valor supremo à sociedade e aos seus interesses como um todo (superior aos dos indivíduos). Verifica-se um número reduzido de indivíduos, que vivem no limiar da sobrevivência e com escassa tecnologia. Há também uma baixa densidade material e moral e as normas impostas neste tipo de sociedade são repressivas (violentas) e as sanções são punitivas. Este tipo de sociedade tem por base a não distinção e a não diferenciação dos indivíduos. 

  1. Caracterize, de modo aprofundado, o tipo de solidariedade orgânica.

R: A sociedade baseada em solidariedade orgânica possui divisão do trabalho social e apresenta uma forte consciência individual, uma preocupação com os interesses dos indivíduos. Atribui valor supremo à dignidade individual, à igualdade de oportunidades e à justiça social. Verifica-se um grande número de indivíduos, uma elevada densidade material e moral e a distinção entre os indivíduos faz-se de acordo com os diferentes papéis desempenhados. Neste tipo de sociedade, as normas não são repressivas e as sanções são do tipo restitutivo (restabelecem a ordem). 

  1. Em que medida é possível encontrar formas de solidariedade mecânicas em sociedade complexas? Dê exemplos.

R: Em aldeias que estão distantes da sociedade e são semelhantes as aldeias autárquicas. Nelas a sociedade é pouco desenvolvida e os indivíduos são totalmente dependentes das partes que os compõe.

KARL MARX:

  1. Caracterize o modo de produção capitalista, segundo Marx, considerando: as relações sociais de produção, a extração da mais valia (absoluta e relativa), o processo de alienação e a ideologia.

R: O modo de produção capitalista é caracterizado por inúmeros fatores. Temos como por exemplo  as relações sociais que são asseadas na divisão do trabalho, que do ponto de vista marxista é algo negativo, visto que gera uma exploração por parte da classe dominante.  Um exemplo nítido dessa exploração é a extração da mais valia absoluta, na qual o operário trabalha além do que recebe, gerando o lucro que é impulsionado pela sociedade capitalista. Simultaneamente também ocorre a mais valia relativa que é um desenvolvimento do maquinário que teoricamente diminuiria o custo e o temo de produção do operário, mas estes trabalham tanto quanto antes. Dessa forma surge também a alienação para Marx, que é uma condição na qual o trabalhador está inconsciente das condições sociais que o norteiam. Todos esses fatores são ideologias que para Marx tem como finalidade fazer aparentar os interesses das classes dominantes como algo coletivo, contruindo uma hegemonia de determinada classe.

  1. Explique a abordagem marxista do processo histórico, enfocando a relação entre materialismo histórico e dialético e a luta de classes.

R: O materialismo dialético consiste em uma ferramenta utilizada para compreender a historia, ou seja, ela considera o movimento natural da historia e não admite a sua maneira estática e definitiva. Dessa forma o materialismo histórico é uma aplicação do materialismo dialético ao estudo da vida social. O estudo de classes foi baseado no materialismo histórico, que se baseou no estudo da sociedade. Ela consiste no conflito entre  burguesia e o proletariado, ou seja, entre a classe dominante e a classe operaria pois nela existe a exploração.

  1. Explique o que são infraestrutura e superestrutura na abordagem do capitalismo. De que modo estão relacionadas?

R: A infraestrutura está ligada a economia, as relações sociais, aos meios de produção, a força de trabalho, a divisão do trabalho e as condições de trabalho. Já a superestrutura está ligada as instituições responsáveis pela produção ideológica da sociedade nas esferas politicas, jurídicas e ideológicas. Elas se relacionam, pois a superestrutura é proveniente da classe dominante que dita as regras que serão aplicadas na infraestrutura. A superestrutura é a consciência imposta pelo estado, religião, sociedade e cultura, já que a infraestrutura são os meios de produção, que seguem as regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com