TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO: “IMPORTÂNCIA DA ÉTICA”

Por:   •  13/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DIRIGIDO: “IMPORTÂNCIA DA ÉTICA”

  1. Lei do CFE que dispõe sobre a formação e regulamentação da psicologia como profissão.

R – A Lei 4.119 de 27 de agosto de 1962.

  1. O que descreve a constituição Federal de 1988 no seu art. 5º XIII?

R – O artigo 5º, XIII – Estabelece como livre o exercicio de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

  1. Preceitos morais que alicerçam a construção da carreira profissional prevista no art. 1º (C); (E); e (I) e no art. 9º

R – Quanto aos preceitos morais fundamentais ao Psícólogo, o Art.1º em sua alinéa C dispõe: Prestar serviços psilógicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à  natureza desses serviços, utilizando utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência Psicológica, na ética e na Legislação Profissional; Já a alinéa E dispõe: Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia; E a alinéa I dispõe: Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do Psicólogo, sejam feitas conforme os princípios desse código. Ainda quanto aos preceitos morais o art. 9º prevê: É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso ao exercício profissional.

  1. Relação entre o art. 2º do Código de Ética e o Estudo Monstruoso de Wendell.

R – O Art.2° estabelece a proibição de práticas que venham a favorecer dano de qualquer tipo ao cliente(s), tais danos são compreendidos, inclusive por negligência ou inobservância e podem se apresentar em várias nuances: discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência. No caso transcrito neste estudo, titulado de “Estudo monstruoso de Wendell” O pesquisador (supervisor), e sua estudante de graduação (condutora), afim de conduzir experimento, utilizaram-se do  conhecimento da psicologia e seus efeitos, para efetuar prática compatível com no mínimo, a tortura, e em face desta prática e seus efeitos destrutivos, veio a desestruturar psiquicamente  crianças por toda uma vida.

  1. Penalidades aplicadas pelo Código de Ética e a Lei de Contravenções Penais ás diferentes formas do exercício irregular da profissão.

R – Com relação possíveis de aplicação em face do código de ética e da Lei de contravenções penais, estão previstas: Advertência; Multa; Censura Pública; Suspensão do Exercício Profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Regional de Psicologia; Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Regional de Psicologia. Além das seguintes penas acessórias, previstas na lei anteriormente citada: I - a incapacidade temporária para profissão ou atividade, cujo exercício dependa de habilitação especial, licença ou autorização do poder público; II - a suspensão dos direitos políticos. Por conseguinte ainda é previsto: na interdição sob nº I, por 1 (um) mês a 2 (dois) anos, o condenado por motivo de contravenção cometida com abuso de profissão ou atividade ou com infração de dever a ela inerente; na interdição sob n° II, o condenado à pena privativa de liberdade, enquanto dure a execução da pena ou a aplicação da medida de segurança detentiva.

  1. Relações com o cliente do ponto de vista ético e civil.

R – Do ponto de vista ético e cívil, é dever do psicólogo balizar o trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiando nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Prestando serviços de qualidade e que estejam em conformidade com a ética profissional e com as Leis vigentes.

  1. Como o autor aborda a questão da corrupção na formação profissional e na sociedade.

R- O autor faz um paralelo com o conceito de ingenuidade e do próprio conformismo. Visto que a sociedade, em face de um senso coletivo, afivelou a corrupção com a naturalidade, e muitas vezes, até com a inteligência e com falsa ilusão de poder. Neste seguimento, o autor, entende que os ensimentos ligados a moralidade ética, entrelaçados nos deveres do psicólogo, qual ele chamou de uma “psicologia honesta” é extremamente necessária para além do exercício profissional, mas também, como contraponto à uma sociedade que urge de uma “nova abertura” ou “caminho” em suas muitas possibilidades.

  1. Como a Psicologia pode contribuir para criar uma sociedade que se baseie no progresso moral?

R – A psicologia além do conceitual ciêntificista, irradia em suas bases o respeito a singularidade, a liberdade, a dignidade, a integridade humana e seus vastos valores. Em face da atuação daqueles que a esmiuçam, apropiando-se de sua essência para o campo profissional, inserem na sociedade, constantemente de forma ética suas positividades, tecendo caminhos para que a sociedade evolua.

ESTUDO DIRIGIDO: “A ESCUTA CLÍNICA: UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO EM DIFERENTES CONTEXTOS”

  1. Sobre o Projeto de Pesquisa:
  1. Questão problema – pergunta guia

R – O estudo em questão tem por proposito estabelecer a reflexão sobre a realocação do conteúdo no novo currículo, que vem sendo implantado na instituição, bem como ampliar a discussão sobre as competências necessárias à formação do psicólogo.

  1. Local do experimento

R – Realizado no Serviço Escola de uma instituição privada de ensino superior

  1. Objetivos

R – Tem por objetivo descrever a relação que os estudantes, egressos da disciplina em questão e do próprio curso, fazem entre a prática desenvolvida e a formação do psicólogo

  1. Disciplina do projeto

R – Diagnóstico e Intervençõem em Psicologia

  1. Sujeitos da pesquisa

R – 10 alunos do curso de psicologia, 2 alunos de cada semestre do total de 5.

  1. Metodologia utilizada

R – Trata-se de estudo descritivo qualitativo. Foram escolhidos 10 alunos, de um total de 5 semestres, 2 de cada semestre. Todos foram submetidos a um questionário semi-estrurado, que teve seus dados posteriormente analisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com