TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 ATPS TC

Por:   •  9/5/2015  •  Monografia  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

2. ETAPA 1 - OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL; INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTABÉIS.

2.1.1 Objetivos da Contabilidade.

    A Contabilidade é um sistema que visa o planejamento financeiro, econômico e físico de uma entidade, e é responsável por elaborar os balanços demonstrativos que ajudam na execução do controle orçamentário.

    Para que o sistema da contabilidade tenha um bom desenvolvimento, ele necessita de alguns quesitos, por exemplo, o sistema de informação, que consiste em conjuntos de dados, utilizados para a elaboração dos relatórios. Esses relatórios, emitidos pela contabilidade de uma empresa, são essenciais para usuários, que são as pessoas físicas ou jurídicas, que desejam analisar a situação e evolução da organização.

    Existem dois tipos de usuários: os preferenciais, que são acionistas, credores e emprestadores de recursos, e integrantes do mercado de capitais; e os usuários secundários, que são os administradores da entidade e o fisco.

    A elaboração dos relatórios exige informações de diversas naturezas:

    Informação de natureza econômica: demonstração de resultados, capital e patrimônio;

    Informação de natureza financeira: fluxos de caixa e capital de giro;

    Informação de natureza física: quantidade de produtos ou serviços oferecidos, numero de clientes e funcionários da empresa, entre outros dados;

    Informação de natureza de produtividade: são as que unem os conceitos financeiros e físicos, por exemplo, receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc,

    As principais informações da contabilidade são as financeiras e as econômicas, as outras informações são apenas complementos para o relatório.

    A contabilidade é uma ciência social, mas que reúne também o quantitativo.

    Ela é social, pois permitindo a avaliação de progresso de uma entidade, permite também o reconhecimento da posição de rentabilidade e financeira, ajudando assim nas tomadas de decisões, auxiliando no aumento da riqueza da organização.

    E ela é quantitativa, pois seus critérios de avaliação, geralmente são subjetivos e incertos, dependentes do ambiente social e econômico em que a empresa opera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com