TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 - CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  17/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

2. ETAPA 1 - CONTEXTO ORGANIZACIONAL

2.1. PASSO 2

Levando-se em conta a empresa “Bla Bla Autopeças”, indústria de pequeno porte que se instala no ramo de autopeças. A empresa se localiza no interior de São Paulo, e possui um quadro de funcionários pequeno, esse quadro é composto por 1 diretor, 1 gerente geral, 4 vendedores, 2 representantes, 1 em Curitiba e o outro no Rio de Janeiro, 1 secretaria, 1 gerente de produção e 5 funcionários na linha de montagem, totalizando 15 funcionários.

Observa-se que a demanda da empresa está em crescimento, à ideia de ampliar as instalações se torna uma opção para que números e estatísticas maiores possam ser gerados, com isso há uma abertura de novas vagas. Para melhores resultados, as vagas serão abertas em áreas estratégicas da empresa, sendo elas de grande importância.

Um ambiente estável começa a se instalar, pois a partir desse crescimento da demanda e as novas vagas a serem preenchidos, os departamentos se tornam os aplicadores de regras e de regulamentos a serem seguidos, com o foco no crescimento. Cada departamento se contempla com divisões funcionais, cada um com seu responsável.

A vantagem de se manter em um ambiente no qual se tem regras e responsáveis, é que o crescimento é visto com um olhar amplo, pois a estrutura da área se instala com maior concentração nesse objetivo, além de se manter uma área mais organizada e direcionada, por apresentar representantes capacitados em determinadas ações que facilitarão o crescimento de forma ágil e correta.

Com a implementação de cargos gerenciais, as empresas se apresentam ao mercado de forma objetiva e organizada, para melhor atender as necessidades de seus clientes.

2.2. PASSO 3

2.2.1. Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico da empresa é feito pelo nível institucional leva em consideração a necessidade dela se relacionar com o mercado, envolve a empresa como um todo numa análise a longo prazo, nele é feita a definição dos objetivos empresariais, análise das condições ambientais, análise organizacional interna (recursos e competências essenciais), formulação de alternativas estratégicas, acompanhamento e avaliação dos resultados.

O planejamento estratégico representa como a estratégia será construída, formulada implementada e avaliada, ou seja, a maneira como ela será criada e aplicada. A estratégia é geralmente definida no nível institucional da empresa (portanto no nível elevado) em função do comportamento e dos destinos que pretende seguir, dependendo do ambiente tarefa em que se encontra.

Dentro do planejamento as principais características são:

• Projetado a longo prazo - Para obtenção de resultados consequência chegasse a ter uma espera de 2 a 5 anos, dependendo de alguns investimentos isto chega a levar a 20 anos, porém leva-se em conta o tamanho da organização.

• Relação entre a empresa e o seu ambiente de tarefa - Entende-se que seria improvável uma certeza de um investimento e estratégia, pois a muitas incertezas no mundo coorporativas, passando por mudanças drásticas em um curto espaço de tempo. Isto leva a criação de estratégias mais complexas e as organizações apostam no futuro mesmo tendo a consciência dos riscos.

• Envolvimento da empresa como um todo - Tem o seu total controle, juntando várias áreas para atuar em conjunto no planejamento estratégico.

No planejamento estratégico se exige sete etapas para obter os seus resultados esperados, seria elas: Determinação dos objetivos empresariais; Análise ambiental externa; Análise organizacional interna; Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia empresarial; Elaboração do planejamento estratégico; Implementação por meio de planos táticos e planos operacionais e por fim acompanhamento e avaliação dos resultados.

2.2.2. Estratégia Empresarial

A estratégia empresarial é o primeiro e principal passo para a empresa atingir a capacidade de antecipar as mudanças para aproveitar prontamente as novas oportunidades que surgem, pela ação rápida e imediata. Estratégia é movimento integrado, mudança, ação, reação e pró-ação, tudo isso reunido e redirecionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.

Em termos empresariais, a estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando a atingir objetivos em longo prazo, a tática é um esquema específico de emprego de alguns recursos a partir de uma estratégia geral. Assim a estratégia é um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa em longo prazo.

A avaliação da estratégica empresarial é o processo pelo qual os administradores comparam os resultados da estratégia (os meios) com o nível de realização dos objetivos (os fins) e faz se isso considerando três critérios: consistência interna, consistência com o ambiente e adequação aos recursos e competências disponíveis.

3. ETAPA 2 - DESENHO ORGANIZACIONAL

3.1. PASSO 2

3.1.1. ORGANOGRAMA

O organograma é uma representação gráfica criada para definir níveis hierárquicos, operacionais e as funções dentro de uma organização ou empresa. Consiste em alcançar os resultados que a empresa necessita de uma forma clara e organizada.

Na implantação do organograma, em grande parte, principalmente em empresas de médio porte, deve-se observar que é uma estrutura organizacional de momento, tendo obrigatoriamente de ser flexível para mudanças, porém em outros casos isto pode se tornar um problema, pois em instituições, organizações e empresas de grande porte dificilmente grandes mudanças acontece, por ser complexa a integração.

Este desenho organizacional há dois principais tipos:

Horizontal - Destacam-se os níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com