TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 14

A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo avaliar as mudanças na área de gestão de pessoas, demonstrando a importância do departamento de gestão de pessoas como instrumento de apoio nas decisões empresariais, possibilitando assim a melhora no desempenho da organização, na busca constante pelo desenvolvimento, e ainda mostrar as transformações ocorridas dentro do cenário que vem de departamento pessoal, recursos humanos, chegando ao nosso tema Gestão de Pessoas, para promover mudanças organizacionais e atender os desafios do ambiente empresarial, tendo como sua principal preocupação o ser humano, como seu principal colaborador.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas.Tomada de Decisões. Planejamento Empresarial. Recursos Humanos.

ABSTRACT <TITULO ABSTRACT>

The abstract should be written in just one paragrda oaph (usually between 100 and 150 words) using an objective and concise discourse with respect to the original article’s content and structure. It is relevant condensed piece of information that reflects the article’s significant information, i.e., research goals, methodology, tests and results, insights and conclusions. The abstract paragraph must show a direct association with the article keywords. It should not be confused with the introduction and must not contain abbreviations, symbols, formulas, diagrams, footnotes, references to literature or figures. Besides, the description of e personal criticism or points of view is not acceptable. At last, avoid expressions like “this article/paper presents a study that...” or “the author describes a study that...”. (Estilo: <Abstract>).

Keywords: keyword list; separated by semicolons; minimum of 3 and maximum of 5 words. (Estilo: <Keywords>)

1. INTRODUÇÃO

É comum afirmar que as pessoas “desempenham papel central na obtenção das vantagens competitivas da empresa”, entretanto nem sempre foi assim. Apesar de pessoas sempre terem sido importantes para as organizações, foi somente por volta de 1990 que o ato humano começou a ser valorizado. A gestão de pessoas em seu papel, políticas e práticas têm sofrido transformações bastante significativas para o segmento no decorrer das últimas décadas. Antes centralizadora, exercia controle sobre as pessoas, hoje vem ganhando mais espaço nas organizações, assumindo participação estratégica com foco nos negócios, á medida em que é parte integrante da contínua preparação da empresa para o futuro. Essa evolução traz, não só mudanças compatíveis com o mundo, com as tecnologias de comunicação e informação em permanente evolução, como uma valorização cada vez mais presente das possibilidades individuais aliada ao desempenho coletivo. Deste modo a Gestão de Pessoas é essencial em uma organização que busca a excelência e qualidade como premissa.

Contudo, é importante afirmar que a organização desenvolva e valorize os talentos existentes como forma de motivá-los para que tenham um bom desempenho, para que se sinta útil e parte do processo, que venha conscientizá-lo como colaborador e como ser humano importante em determinada empresa, desenvolvendo assim o sentimento de copropriedade com a empresa, com sua área de trabalho, tendo como resultado um trabalho eficiente e eficaz.

2. A HISTÓRIA DA GESTÃO DE PESSOAS

As primeiras teorias gerais da administração originaram de resultados de estudiosos que começaram a apresentar evolução no período de 1900 até meados da década de 30, período da Era Clássica da Administração.

Nessa época a consideração com o fator humano era mínima, pois os funcionários de uma organização eram vistos apenas como parte no ”processo produtivo”, ou em outras palavras “peças de uma máquina”.

Segundo Chiavenato (2002,pg 1):

“No passado, não muito distante, as pessoas eram consideradas recursos das organizações: os chamados recursos humanos”. [...] Em geral, recursos representam algo material, passivo, inerte e sem vida própria que supre os processos organizacionais em termo de matérias-primas, dinheiro, máquinas, equipamentos, etc.

Somente à partir da década 1930, os estudiosos Mary Follett, Chester Barnard, e Elton Mayo, deram início as pesquisas relativas ás pessoas nas organizações e as interações humanas , pois até esta data , os autores e estudiosos da época se preocupavam apenas com pesquisas e estudos que focavam na racionalização dos tempos e métodos que contribuíram decisivamente para a diminuição dos custos e de desperdícios, aumentando a competitividade das empresas e da formalização de práticas administrativas.

A partir de então, as atividades de Recursos Humanos deixaram de serem apenas treinamentos funcionais de “aprendizagem para executar tarefas demandadas”, para ser desenvolvidas e aplicadas focando no treinamento, desenvolvimento e satisfação das pessoas na organização.

Chiavenato faz menção sobre essa mudança dizendo que:

“As pessoas deixam de ser apenas fornecedoras de mão-de-obra para serem alcançadas à categoria de fornecedores de conhecimento e competência [...] atuam como parceiras e colaboradores, e não como empregados burocratas submetidos a um contrato formal de trabalho.”

3. AS FASES DO PROCESSO DA GESTÃO DE PESSOAS

O processo de gestão de pessoas passou por fases de evolução, classificada em cinco, resultado de pesquisas realizadas pela professora Tose da faculdade de Administração da PUC-SP, mostrando a evolução de cada momento bem como o perfil de cada profissional.

Cada uma das fases destacou-se por características:

• A fase contábil (antes de 1930) foi caracterizada dessa forma

pois existia uma preocupação com os custos da organização,

tratando os trabalhadores sob um enfoque contábil como

geradores de mão de obra, fazendo registro contábil de entradas

e saídas resultantes dessa conta;

• A fase legal (de 1930 a 1950) foi caracterizada pelo

aparecimento da função de chefe de pessoal, profissional

responsável por acompanhar a aplicação do que determinava a

Consolidação das Leis do Trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com