TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“EXPLIQUE EM LINHAS GERAIS, A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E SAÚDE MENTAL”.

Por:   •  5/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

 “EXPLIQUE EM LINHAS GERAIS, A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E SAÚDE MENTAL”.

O mundo contemporâneo do trabalho gera grandes impactos na saúde física e mental dos trabalhadores. As mudanças financeiras, inovações tecnológicas e novas formas de gestão estão ligadas diretamente na forma como os trabalhadores exercem seu trabalho, no seu bem-estar e na forma em que organizam o trabalho coletivo.

Trabalhar em um local onde se vivencia a insegurança financeira, competitividade individual, tensão, desgaste físico, sobrecarga mental e etc. Essas condições em curto ou longo prazo podem causar sérios danos relacionados à saúde do trabalhador, depressão, suicídios, o consumo abusivo de álcool e drogas entre outros.

Existem estatísticas oficiais que comprovam o crescimento do desgaste mental dos trabalhadores como as da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Previdência Social (MPS). Elas mostram que os transtornos mentais podem atingir até 40% dos trabalhadores, consideram que 30% são considerados transtornos “menores” e 5% a 10% são de nível grave. Também revelam que os afastamentos por problemas de saúde mental cresceram muitos nos últimos anos, ocupa também a terceira colocação de maior causa de afastamento no mercado de trabalho.

Deve-se compreender como ocorre o desgaste mental do trabalhador, e quais ações que podem ser feitas para mudar esse quadro. Sendo as organizações sejam elas publicas ou privadas e o Estado, estando em conjunto dando apoio moral, assistência física, mental, financeira e amparando o seu trabalhador para que esses problemas possam ser resolvidos ou até os mesmos serem evitados dentro das organizações. Tendo a conclusão de trabalhadores mais satisfeitos e engajados a continuar suas profissões com uma qualidade de vida saudável fisicamente e mentalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com