TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Comércio e Exterior

Por:   •  19/8/2019  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                   UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

RODRIGO RODRIGUES MARQUES

ECONOMIA COMÉRCIO E EXTERIOR

RIO DE JANEIRO

2019

RODRIGO RODRIGUES MARQUES

                                            MATRÍCULA: 20151300576

ECONOMIA COMÉRCIO E EXTERIOR

UM CONTO DE DUAS CIDADES

RIO DE JANEIRO

2019

  • "Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, íamos todos direto para o Paraíso, íamos todos direto no sentido contrário..." (Charles Dickens – Um Conto de Duas Cidades, publicado em 1859).

 

  • [pic 2]   

 

  • [pic 3]

  

O fragmento do texto de Charles Dickens apresenta uma série de contradições. Sem intenção de ser um revolucionário ao descrever os problemas sociais e políticos da época, ele narra, a partir de histórias, sua percepção diante dos fatos, propondo uma reflexão mediada pela história. Relacione o trecho de Dickens com as imagens apresentadas considerando os seguintes aspectos:

 

  1. Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.

Como era difícil a comercialização no passado (as grandes navegações), nos dias de hoje é fácil reparar as grandes mudanças nos meios de comercialização.  Com o avanço da tecnologia estabelecendo uma forma de negociar entre as nações ficou, mas fácil de notar o avanço da globalização financeira.

Os pontos positivos com o avanço da globalização financeira, a elevação da taxa de crescimento econômico, maior eficiência nos investimentos, disponibilidades de instrumentos para melhorar o gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas, maior facilidade de financiamento de déficits fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos.

Como os pontos negativos têm a súbita reversão de expectativas do mercado, riscos de volatilidade cambial de elevação de juros, de aumento passivo interno e a vulnerabilidade de choques externos, diminui o poder dos Estados e capitais.

  1. Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.

A Organização Mundial do Comércio - OMC, criada em 1995, podemos citar  algumas de suas funções como; facilitar a implantação, administrar o tribunal da OMC que seria o Entendimento sobre Regras e Procedimentos relativos às Soluções de Controvérsias, administrar o Mecanismo de Revisão de Políticas em construir um fórum para as negociações das relações comerciais entre os estados membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com