TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Inovação no Brasil e no mundo

Por:   •  8/6/2018  •  Monografia  •  4.070 Palavras (17 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Empreendedorismo e Inovação no Brasil e no mundo.

Priscila Lopes Faria Pereira

Priscila Lopes Faria Pereira

Empreendedorismo e Inovação no Brasil e no mundo.

Artigo Cientifico apresentado junto ao curso Finanças e Controladoria Semipresencial 2016

Orientador: Prof. José Donizetti Romão

Empreendedorismo e Inovação no Brasil e no mundo.

Priscila Lopes Faria Pereira

RESUMO

O empreendedor é a pessoa que consegue enxergar oportunidades no mercado, usar a criatividade para inovar e criar novos caminhos, além de ser capaz de transformar uma ideia em algum negócio real e concreto, promovendo, assim, mudanças econômicas, sociais e até mesmo culturais. O empreendedorismo é entendido como um processo no qual se realiza algo criativo e inovador, objetivando a geração de riqueza e valor para indivíduos e para a sociedade (FILION, 2004; SHANE; VENKATARAMAN, 2000; BRUYAT; JULIEN, 2000).

O empreendedorismo envolve reconhecer a oportunidade para criar algo novo, como também o reconhecimento de uma oportunidade para desenvolver um novo mercado, usar uma nova matéria-prima ou desenvolver um novo meio de produção (SCHUMPETER, 1982; BARON; SHANE, 2007). O presente estudo tem por objetivo descrever e analisar aspectos relacionados à inovação dos empreendimentos brasileiros, com base nas pesquisas desenvolvidas pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Os resultados das pesquisas do GEM classificam o Brasil entre os países mais empreendedores, entretanto, tais pesquisas têm demonstrado que o país apresenta baixos índices quando se trata de inovação nos negócios. Desse modo, foram feitos alguns apontamentos no que se refere aos prováveis motivos que conduzem aos baixos índices de inovação nos empreendimentos brasileiros.

PALAVRAS-CHAVE: Empreender por necessidade do que por oportunidade.

ABSTRACT:

         The entrepreneur is the person who can see opportunities in the market, use creativity to innovate and create new paths, as well as being able to transform an idea into some real and concrete business, thus promoting economic, social and even cultural changes. Entrepreneurship is understood as a process in which something creative and innovative is accomplished, aiming at the generation of wealth and value for individuals and society (FILION, 2004; SHANE; VENKATARAMAN, 2000; BRUYAT; JULIEN, 2000).

         Entrepreneurship involves recognizing the opportunity to create something new, as well as recognizing an opportunity to develop a new market, use a new raw material, or develop a new means of production (Schumpeter, 1982; Baron and Shane, 2007). The present study aims to describe and analyze aspects related to the innovation of Brazilian enterprises, based on research developed by the Global Entrepreneurship Monitor (GEM). The results of the GEM surveys rank Brazil among the most entrepreneurial countries, however, such research has shown that the country Presents low rates when it comes to business innovation. Thus, some notes were made regarding the likely reasons that lead to low innovation rates in Brazilian enterprises.

KEYWORDS: Undertake by necessity than by opportunity.

SUMÁRIO

  1. Introdução...................................................................................................6
  2. Empreendedorismo e Inovação..................................................................7
  1.       O Empreendedorismo no Brasil.................................................................10
  2.       Empreendedores Sociais ..........................................................................13
  1. Conclusão.................................................................................................16
  2. Referencias Bibliográficas ........................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O Empreendedorismo e a Inovação, principalmente em tempos de crise, são os principais pilares que sustentam o crescimento das economias em todos os países. Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, criação de novos produtos, e até mesmo a criação de novos mercados, tornam-se imprescindíveis para manter ou mesmo acelerar o ritmo de crescimento dessas economias. Inovações de todos os tipos são geradas e difundidas, de forma cada vez mais acelerada, por todas as atividades econômicas, em muitos países do planeta.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monito (GEM) organizado por duas renomeadas escolas de administração, o Babson College, dos EUA, e a London School of Business, da Inglaterra, realizou em 37 países e apontou que o Brasil esta no topo do empreendedorismo. Segundo os especialistas que patrocina a pesquisa no Brasil, a primeira recomendação é ampliar os esforços na educação e na capacitação, incluindo mais disciplinas de empreendedorismo em todos os níveis de ensino. Melhorar as políticas governamentais e ampliar o apoio financeiro aos empreendedores são também sugestões de melhorias.

E também demonstrar os principais traços do conceito e caracterização do empreendedorismo social, bem como, uma síntese de seu significado e fundamentação o momento, apresentamos em linhas gerais, os principais desafios e possibilidades do empreendedorismo social no Brasil, algumas considerações . Para ter um empreendedorismo de sucesso em qualquer lugar do mundo  é necessário que os envolvidos tenham um perfil ideal para o empreendedorismo social e ainda possua competência para lidar com obstáculos, desafios e oportunidades a curto e longo prazo.

2. Empreendedorismo e Inovação.

         Será bordada a questão do empreendedorismo, procurando refletir sobre as seguintes questões: O Empreendedor é inovador também? Como fica a economia com aumento dos empreendedores?. Desempenhar o papel de agente da mudança no setor social e sua características no empreendedorismo.

Hisrich & Peter (2004) apresenta informações sobre o desenvolvimento da teoria do empreendedorismo e do termo empreendedor a partir da Idade Média até 1985, quando ele define o empreendedorismo como “processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. As principais teorias que abordam o empreendedorismo são: a teoria econômica e a teoria comportamentalista. A teoria econômica, também conhecida como schumpeteriana, demonstra que os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas. Estes estavam primordialmente interessados em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuação na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (303.1 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com