TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo expansão burguer king para argentina

Por:   •  26/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina, possui boa infraestrutura, é considerada uma cidade global alfa e está em 62º lugar com a melhor qualidade de vida do mundo. Cordoba é a segunda maior cidade e mais populosa da Argentina, é sede de várias universidades de caráter público e privado, o que faz dela uma cidade com grande fluxo de jovens. De acordo com as informações prestadas, nada mais favorável que abrir uma Franquia da Burger King nessas cidades, mas para isso é necessário avaliar o mercado local, as oportunidades e ameaças presentes, para a partir disso, ser criado um projeto de adequação com a cultura local e dar segmento a abertura da Franquia.

EXPANSÃO DO BURGER KING PARA A ARGENTINA

O Diretor de expansão precisa observar as características culturais e culinárias da Argentina, ou mais especificamente de Buenos Aires e Cordoba - já que serão as primeiras cidades com implantação do Burger King -, analisar o mercado local, e a partir desse ponto, iniciar o projeto de implantação criando formas de adequação da empresa às cidades, inovando, mas sem perder sua originalidade.

Para Mota (2016): “A Argentina é um paraíso gastronômico para os amantes da carne, [...] normalmente acompanhada com “papas fritas” (batatas fritas) e salada.”. Logo, o Diretor poderá ver que de início a implantação do Burger King não seria um problema, visto que os argentinos são amantes da carne, e consomem normalmente salada e batata frita, que são itens que geralmente vem no hambúrguer e acompanha-o, respectivamente.

Segundo a Revista Exame (2015): “o apoio aos empreendedores é uma das prioridades do governo de Buenos Aires e dezenas de milhares de pessoas já foram impactadas.”.

De acordo com site Destino Negócio: “Buenos Aires, a capital argentina, é uma das mais cosmopolitas, com melhor infraestrutura e aberta a novas ideias do país.”

Com base nas citações anteriores, pode-se ver que Buenos Aires é uma cidade com boa infraestrutura e aberta a novas possibilidades de empreendedorismo, além de o governo dar total apoio à quem pretende abrir um negócio na cidade.

Sobre Cordoba, o site Correio Braziliense afirma que: “[...] ela também é uma área acadêmica, e a energia dos milhares de estudantes universitários e de escolas de línguas dá um toque animado ao cenário rústico local.”. Se analisar quem são os grupos de pessoas que mais frequenta o Burger King, certamente seriam os jovens, e em Cordoba como pode ver, existem milhares deles.

Uma possível ameaça de abertura de negócio na Argentina são os juros altos que afeta todo o País no momento. Como pode ver com base no site do G1: “O Banco Central da Argentina (BCRA) elevou a taxa de juros três vezes em uma semana [...]. Foram 12,75 pontos percentuais de alta, elevando a taxa de 27,25% a 40% ao ano nesta sexta-feira.”. As taxas de juros altas geram uma série de conseqüências, entre elas o aumento no valor do produto vendido, e uma empresa nova na Cidade com preço elevado, não seria uma boa opção.

Para avaliar a possibilidade de implantação do Burger King, foi escolhido como metodologia o Design Thinking, onde o ponto de partida é ouvir os problemas, desafios e desejos da população, para avaliar a possibilidade de abrir a Franquia em Buenos Aires e Cordoba suprindo o máximo do que foi ouvido.

De acordo com pesquisas, a população tem trocado cada vez mais, Restaurantes tradicionais por comidas rápidas, ou fast-food, também tem mostrado insatisfação referente à demora no atendimento nessas lojas. Os argentinos possui também gosto culinário muito peculiar para massas, doces como o doce de leite, alfajors,vinhos, entre outros.

Com base nas pesquisas, opções que podem ser acrescentadas à Franquia para adequação da empresa nas cidades são: um lugar com decoração típica do local e grande para que acolha a todos, já que pelos preços elevados dos restaurantes a procura por fast-foods estão alta; uma quantidade de funcionários razoáveis que consiga atender a demanda sem muita espera do cliente; um possível acrescentamento do doce de leite nos Shakes e sorvetes servidos no Burger King como sobremesas, e outro acrescentamento de alfajors ao cardápio de sobremesa, pois é um doce muito apreciado no País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com