TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Burguer King

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  1.328 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

Estudo de Caso: Burger King

Augusto Cesar Medeiros de Souza

20203300216

Administração

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2020

   SUMÁRIO

Introdução        3

Teorias administrativas utilizadas e aplicação        3

Semelhanças entre BHG e o Burger King        5

Comparação entre as teorias administrativas utilizadas        5

Referências        6

INTRODUÇÃO

Selecionei para este trabalho a empresa BHG, aonde trabalhei. Neste relatório, abordaremos as principais influências das teorias organizacionais estudadas, suas aplicações no contexto empresarial e faremos um estudo comparativo entre a empresa escolhida e o caso apresentado do Burger King. A BHG é uma empresa hoteleira constituída em 2009 a partir da fusão da LA Hotels, empresa de propriedade da GP Investimentos, com a Invest Tur, empresa do ramo hoteleiro, tornando-se a terceira maior rede hoteleira do Brasil.. A sua sede corporativa fica no Centro da cidade do Rio de Janeiro e conta com mais de 1200 colaboradores no hotéis. A BHG é a maior proprietária de ativos imobiliários hoteleiros do Brasil, com participações majoritárias e minoritárias em 27 hotéis (5.000 apartamentos). Adotaremos para este estudo de caso as práticas de apenas 1 hotel.

TEORIAS ADMINISTRATIVAS UTILIZADAS E APLICAÇÃO

Pude perceber a influência de várias teorias organizacionais sendo aplicadas em diferentes níveis e graus. Assim como defendido na Teoria da Contingência, não existe um modo ideal de gerir uma organização, mas sim a liberdade de escolher os métodos que melhor se encaixam no perfil da empresa , no local o qual está inserido e considerando o momento econômico vivido pela sociedade e o mundo de uma forma geral. Acredito ser uma empresa mais horizontal, já que grande parte de seus serviços são terceirizados e é dividida em diversos setores como recepção, RH, eventos, restaurante, limpeza, arrumação, almoxarifado, manutenção, segurança, compras, financeiro e gestão / administração (supervisores, gerente e dono da empresa). Cada departamento tem seu respectivo supervisor (unidade de comando), e acima destes temos o Gerente do Hotel (centralização do poder), que toma conta das operações diárias, e é o ponto de contato direto com o dono de hotel. Concretiza-se assim a ideia de departamentalização e hierarquização sugerida na Teoria Clássica de Fayol.

Temos também características do conceito ORT (organização racional do trabalho, na Administração Científica de Taylor), como por exemplo o trabalho na cozinha, onde as tarefas são altamente padronizadas (modelo para máxima eficiência, eliminar erros e desperdício), o que possibilita um bom aproveitamento do tempo e dos recursos investidos, demonstram previsibilidade, consistência e profissionalismo e atingindo assim as expectativas dos clientes. Assim como na Teoria Neoclássica de Sloan (posteriormente aperfeiçoada por Drucker e tendo seu nome modificada para APO – Administração Por Objetivo), tem-se grande foco na estrutura, objetivos bem definidos, busca de resultados concretos e utilização de métodos eficientes de trabalho. Os funcionários tem que atingir metas de vendas diárias, que são contabilizadas e comparadas com os dias anteriores e e-mails de pesquisa de satisfação são enviados para os hóspedes após a estadia. Podemos identificar forte influencia dos 14 princípios desenvolvidos por Fayol para gestores alcançarem a eficiência organizacional. Citarei alguns como: Divisão de trabalho – cada departamento tem seus funcionários, que executam tarefas específicas do seu cargo. Remuneração pessoal – salários são pagos em função do serviço prestado, e similares entre funções do mesmo setor. Outras ideias presentes são, estabilidade do pessoal, iniciativa e espirito de equipe, desenvolvendo assim um ambiente saudável, harmônico e seguro.

A Teoria Burocrática, de Weber também pode ser vista na formalidade na comunicação (tudo precisa ser escrito para evitar mal-entendidos), grande quantidade de leis e normas para serem seguidas (por exemplo o uso de uniforme, a forma exata para se atender o telefone e passo a passo de como fazer as limpezas nos quartos). Tem-se certa centralização do poder na diretoria, e separação da esfera pessoal e profissional. O recrutamento é feito de forma justa e igualitária, através de entrevista com o supervisor do departamento e analise de qualificações e experiência anteriores (meritocracia). É uma empresa impessoal, onde promoções e avanços de cargo são conseguidos através do esforço e da dedicação de cada um, sem favoritismos. A autoridade é racional, vindo do cargo e não tanto da pessoa que a ocupa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com