TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais

O texto referência destaca alguns pontos essenciais na jornada de um empreendedor.

Segundo o relato, o empreendedor deve priorizar o planejamento, sorte e dinheiro não são garantia de sucesso. Informação e capacitação tornam-se, assim, fundamentais para fazer frente aos obstáculos que se apresentam ao longo do processo.

No Brasil, o SEBRAE destaca-se como referência no que diz respeito a empreendedorismo, oferecendo cursos técnicos sobre gestão de negócios e também estudos de viabilidade econômicofinanceira. Além destes cursos, o SEBRAE oferece treinamento direto para o empreendedor no que diz respeito à sua postura, como protagonista, assumindo uma atitude de liderança diante de sua equipe.

Para escolher o ramo de atuação, a SEBRAE se omite de opinião. É necessário que o empreendedor possua afinidade com o assunto. O primeiro ponto é observar se existe vocação para atuar no ramo. Posteriormente, é necessário estudar o mercado: se existem clientes para o seu produto; se os fornecedores atendem às suas necessidades (preço, prazo e qualidade de entrega); e concorrência. Avaliar a disponibilidade de recursos, também é fundamental, contudo, a definição do ramo acontece essencialmente por afinidade do empreendedor.

A editora-executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, destaca que neste momento escolas de nível médio e universidades têm realizado parcerias na área do empreendedorismo. As empresas-júnior (empresas formadas no interior da faculdade, com o objetivo de treinar seus integrantes, por meio de vivência empresarial) funcionam como excelente forma de consultoria, com um custo inferior e resultados positivos. Procurar instituições que incentivem o empreendedorismo, para trocar experiências e questionar a vivência de consultores disponíveis, também é opção produtiva.

As relações interpessoais, numa pequena empresa, devem ser geridas de forma ainda mais criteriosa, para que os conflitos sejam desfeitos antes que comprometam o desenvolver do trabalho, uma vez que as situações são observadas por toda equipe e os acontecimentos se apresentam muito mais pessoais do que em uma grande empresa. Esse ambiente, mais restrito, de trabalho também favorece a homogeneidade de valores e cooperação entre colaboradores. O pequeno empresário, como está mais presente na empresa, tem a possibilidade de conhecer melhor seus parceiros, observar suas competências, expectativas, sua visão, permitindo um olhar individualizado, que potencialize o melhor de cada um.

Um importante diferencial, para qualquer empresa, é a inovação. Buscar um diferencial entre seus concorrentes, algo que torne a sua empresa mais atrativa.

As causas mais comuns de insucesso de uma pequena empresa são as falhas gerenciais, como falta de planejamento na escolha do local, falta de conhecimento gerencial e do cenário de mercado, bem como o contexto econômico da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com