TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

Por:   •  8/3/2021  •  Abstract  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Informações básicas

O livro Empresas Feitas para Vencer de Jim Collins, em resumo, retrata o porquê de algumas empresas terem alcançado o sucesso na mesma situação em que outras falharam. O livro é um verdadeiro guia sobre como atingir o crescimento da empresa fora da zona de conforto sendo divido entre capítulos que abordam diferentes temas, tais como: liderança, equipe, gerenciamento, entre outros.

O autor Jim Collins é um dos maiores especialistas em gestão de empresas, liderança e sustentabilidade. Autor de 6 livros, atingindo mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo (Egestor, 2007).

Análise crítica

O livro visa descrever como certas empresas saltam para um patamar de sucesso, buscando apontar quais motivos foram destaques para isso, saindo de uma empresa boa para uma de excelência mediante um modelo descrito ao longo dos capítulos. Vale destacar que o livro é destinado para executivos, bem como empresários que estão começando seu próprio negócio.

As ideias principais do livro são as pessoas, pensamentos e ações disciplinadas.

No segmento sobre pessoas disciplinares, o autor aborda a questão do líder de nível 5, onde há uma preocupação além das responsabilidades em atingir suas metas e com a equipe. O autor também cita as principais características de um líder de sucesso, ressaltando que nem sempre o líder extrovertido é bom, pois um bom líder também pode ser reservado e discreto. As características apresentadas são: A humildade, foco no sucesso da equipe, postura em diferentes situações e foco nos objetivos da empresa.

Também é ressaltado no livro sobre a importância de “pessoas certas nos lugares certos”. O próprio autor faz uma complementação da frase “as pessoas são o maior ativo da empresa”, alterando para “as pessoas CERTAS são o maior ativo da empresa”, ou seja, empresas de sucesso optaram por montar uma equipe de excelência antes de visar seus objetivos e metas.

O autor também aborda a importância da cultura da disciplina na geração de resultado, onde pessoas disciplinadas tomem ações disciplinares, mantendo a empresa em um alto nível de excelência, pois os membros estão mais bem alinhados com a visão e objetivos da empresa.

Por fim, vale destacar o conceito do porco espinho, onde o autor aponta a relação entre as empresas de sucesso com o porco espinho. Segundo autor, a especificidade em fazer seu objetivo bem pode ser a garantia de sucesso, já que as empresas intituladas como “raposas”, boas e criativas, podem não conter consistência e foco, não atingindo um nível de excelência.

Impressões pessoais

O livro é ótimo para verificar quais empresas possuem maior chance de atingir seu sucesso, sendo um excelente guia em identificar empresas de excelência para se trabalhar ou mesmo investir. Além disso, fica evidente a importância da liderança e o foco na prática principal da empresa.

Referências

Conheça a história de Jim Collins. blog.egestor, 2017. Disponível em: <https://blog.egestor.com.br/jim-collins/>. Acesso em: 03/04/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com