TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.875 Palavras (20 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Sinop-MT

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 TEMA 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 PARTICIPANTES 6

4 OBJETIVOS 6

5 PROBLEMATIZAÇÃO 7

6 REFERENCIAL TEÓRICO 8

7 METODOLOGIA 14

8 CRONOGRAMA 16

9 RECURSOS 17

10 AVALIAÇÃO 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

O tae-kwon-do é uma arte marcial coreana, que tem como princípios a cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espirito indomável (determinação). Uma arte marcial que já existe a mais de dois mil anos, era praticada por soldados para ser usada na guerra e também para defesa pessoal.

O ensino da arte marcial na escola é pouco utilizado, pois muitos professores preferem não trabalhá-las por diferentes motivos. Seja por não possuir conhecimento o suficiente na área ou por não sentirem segurança ao ensina-las devido a nunca terem praticado uma arte marcial.

No entanto o ensino da arte marcial na escola pode trazer muitos benefícios aos alunos, como melhorar suas capacidades motoras (coordenação motora, força, equilíbrio, flexibilidade) e mentais (raciocínio, disciplina, autoconfiança), além de contribuir na formação do caráter.

A prática deste esporte contribui diretamente com a redução da violência no âmbito escolar, ensina os alunos a respeitarem uns aos outros, e também a seus professores, ensina aos alunos a filosofia encontrada dentro da arte marcial.

Trabalha os componentes éticos do aluno, ao colocar o praticante em uma situação onde é necessário que haja respeito por seus colegas, pelo local onde ele treina e por seu professor, isso faz com o que aluno aprenda a controlar seus impulsos agressivos, fazendo com que o aluno aprende a ter autocontrole.

1 TEMA

A arte marcial foi uma parte extremamente relevante da história da humanidade, uma prática que servia para preparar soldados fisicamente e espiritualmente para guerra, e trouxe consigo para os dias de hoje a cultura, princípios e atitudes. E o que antes era usado para a guerra, hoje é usado como ferramenta para a defesa pessoal e também, como meio de manter a saúde em dia.

O tae-kwon-do, uma arte marcial repleta de princípios e costumes, que apesar de ser conhecido por este nome a mais ou menos 63 anos, em sua forma mais antiga surgiu a aproximadamente dois mil anos atrás, uma arte marcial e esporte muito popular no Brasil, e em diversas outras partes do mundo.

O uso deste esporte no ensino dentro das escolas, traz consigo inúmeros benefícios para os alunos, tanto psicológicos, quanto físicos. É uma arte marcial que traz como principais princípios a cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espirito indomável, princípios estes, que são ensinados para os alunos.

Esta modalidade pode ser inserida na educação infantil como uma ferramenta, que irá auxiliar na educação, no aspecto comportamental, no auxílio do desenvolvimento motor, nas relações sócio afetivas e cognitivas. As lutas já vêm sendo desenvolvidas em alguns ambientes escolares, principalmente nos privados, mas também temos projetos de incentivo do governo como por exemplo, o Mais Educação.

A arte marcial, é muito pouco desenvolvida nas aulas de educação física, muito por que a maioria dos professores não possui o conhecimento necessário para trabalhar com este conteúdo em aula ou também por não sentirem confiança em ensinar esta matéria, por nunca terem praticado uma arte marcial.

Trabalhar com o tae-kwon-do na escola, na visão de alguns pais e gestores, pode ser inadequado, pois a arte marcial as vezes é confundida com violência, porém ao se aprofundar neste assunto pode-se observar, que ela prega justamente o contrário. E é um recurso valioso para ajudar na diminuição da violência.

O tae-kwon-do possui diversas técnicas e movimentos, os quais exigem do aluno dedicação, esforço e disciplina. Devido as suas características o Tae-kwon-do pode contribuir significativamente para a evolução dos alunos, trazendo benefícios para a saúde física e mental, além de contribuir na socialização das crianças.

2 JUSTIFICATIVA

O tae-kwon-do, assim como a maioria das artes marciais, possuem princípios e filosofias, como respeito, autocontrole, integridade e perseverança, que podem contribuir positivamente na formação do caráter dos alunos. O ensino desta prática na escola tem como objetivo, ajudar no desenvolvimento físico e mental de quem a pratica.

Por ser um esporte intenso, exige que os alunos se esforcem, e usem diversos grupos musculares diferentes, para a execução de suas técnicas, fazendo com que os alunos trabalhem o corpo como um todo. Melhorando assim, a resistência física, aumentando a força muscular e desenvolvendo a coordenação motora. O tae-kwon-do também trabalha muito o alongamento corporal, o que contribui na prevenção de encurtamento muscular.

Através da prática da arte marcial, dos treinamentos em conjunto, as crianças aprendem a se portar mais controladamente em meio a sociedade, aprendem a trabalhar em equipe, a se manter focado em determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com