TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  14/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.512 Palavras (15 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

CAXIAS-MA

2021

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

TEMA        4

JUSTIFICATIVA        5

PARTICIPANTES        6

OBJETIVOS        6

PROBLEMATIZAÇÃO        7

REFERENCIAL TEÓRICO        8

MÉTODOLOGIA        14

CRONOGRAMA        15

RECURSOS        16

AVALIAÇÃO        16

CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Atualmente, a educação tem passado por transformações e reformas em seus planos e programas, sendo mais exigente o ingresso na nova sociedade do conhecimento e onde a educação requer justamente alunos com sólidas competências para sua execução. Nesse sentido, as escolas de hoje não apenas se preparam para concluir um nível educacional, mas também devem preparar seus alunos para o futuro que irão enfrentar para que entendam os problemas atuais de uma perspectiva objetiva, implementando as competências adquiridas, portanto, os professores devem estar em atualização, em todas as áreas, para atender aos perfis de graduação exigidos.

A maior parte dos professores foi formada segundo um modelo tradicional e, embora hoje se fale de construtivismo, ainda existe uma mistura de construtivismo com tradicionalismo, mas os professores também têm a capacidade de fazer mudanças de acordo com as novas reformas e acordos. Porém, muita atenção deve ser dada à aplicação de estratégias e técnicas no desenvolvimento das atividades cotidianas do processo ensino-aprendizagem, tais como: trabalho colaborativo e não cooperativo, exclusivamente, participação, envolvimento da criatividade, motivação intrínseca, liberdade de expressão, uso e uso das TIC, análise, pesquisa, envolvimento através de projetos e, acima de tudo, oferecer confiança para a criação de ambientes de aprendizagem.

TEMA

De acordo com os temas sugeridos no âmbito da docência escolhemos o primeiro tema: o papel dos jogos no processo de ensino da matemática.

Geralmente, os estudos mostram que as aulas de matemática são preenchidas com muita conversa e escrita. Isso promove atitude negativa e baixo desempenho no assunto. Os resultados também mostraram que os alunos mantêm uma atitude pobre em relação à aprendizagem da matemática. Os alunos desenvolvem medo e ódio pela aprendizagem da matemática, especialmente quando os símbolos, sinais e fórmulas matemáticas não são compreendidos. A matemática é um assunto que se diz ser um testador do cérebro. Existem tantos jogos de matemática que aguçam o pensamento lógico (STRAPASON,  2011).

Matemática é beleza que é vista e sentida e deve ser entendida para ser empregada. Uma ideia clara do conhecimento de alguém sobre o que se passa na sala de aula de matemática nos dias de hoje revela que os procedimentos de ensino em uso tornam as instruções de matemática chatas e pouco inspiradoras. O uso de jogos pode ser uma boa alternativa que pode impulsionar a Matemática para o nosso ambiente (STRAPASON,  2011).

Os jogos são interação competitiva entre os participantes para atingir objetivos pré-especificados. Um jogo é considerado matemático quando os jogadores podem perceber / ou influenciar o curso do jogo com base em considerações matemáticas. Um jogo instrucional é uma atividade estruturada com regras definidas para o jogo em que dois ou mais alunos interagem para alcançar objetivos instrucionais claramente designados. A força dos jogos no ensino e aprendizagem da matemática está na capacidade do jogo de fornecer exercícios e aplicação prática

JUSTIFICATIVA

Pessoas de todas as idades adoram jogar jogos divertidos e motivadores. Os jogos oferecem aos alunos a oportunidade de explorar os conceitos fundamentais dos números, como sequência de contagem, correspondência um a um e estratégias de computação. Jogos matemáticos envolventes também podem encorajar os alunos a explorar combinações de números, valor de posição, padrões e outros conceitos matemáticos importantes. Além disso, eles oferecem oportunidades para que os alunos aprofundem sua compreensão e raciocínio matemático. Os professores devem fornecer oportunidades repetidas para os alunos jogarem e, em seguida, deixar que as ideias matemáticas surjam à medida que os alunos notam novos padrões, relacionamentos e estratégias. Os jogos são uma ferramenta importante para a aprendizagem nas salas de aula de matemática do ensino fundamental:

• Os jogos estimulam o pensamento matemático estratégico, à medida que os alunos encontram diferentes estratégias para resolver problemas e aprofundar sua compreensão dos números.

• Quando jogados repetidamente, os jogos apoiam o desenvolvimento da fluência computacional dos alunos.

• Os jogos apresentam oportunidades para a prática, muitas vezes sem a necessidade de professores para fornecer os problemas. Os professores podem então observar ou avaliar os alunos e trabalhar com indivíduos ou pequenos grupos de alunos.

• Os jogos têm o potencial de permitir que os alunos desenvolvam familiaridade com o sistema numérico e com “números de referência” (como 10s, 100s e 1000s) e se envolvam na prática de computação, construindo uma compreensão mais profunda das operações.

• Os jogos suportam uma conexão de escola para casa. Os pais podem aprender sobre o pensamento matemático de seus filhos brincando com eles em casa.

PARTICIPANTES

Alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Ressaltando que nas aulas de matemática, não podemos descuidar e nem minimizar os conteúdos científicos, bem como devemos ter a preocupação de capacitar os alunos em termos de domínio de processos e do desenvolvimento de aptidões que conduzam para a resolução de problemas, visando mostrar que a matemática está também presente nas relações sociais e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com